Matemática

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica

Matemática e Física em destaque durante Semana Acadêmica
Programação se estende até quinta-feira (14/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Semana Acadêmica de Matemática iniciou na tarde desta segunda-feira (11/11), com a proposta de promover discussões e gerar conhecimentos sobre a área de estudos. Promovido em parceria com o curso de Física da Universidade, o evento foi idealizado em paralelo ao “8º Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática: Reflexões e Aprendizagens” e ao “7º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática”.

A coordenadora da graduação, Elisa Netto Zanette, explica que a Semana já se consolidou como o maior evento do curso e deu destaque a edição de 2019. “Serão quatro dias e duas noites, com o objetivo de refletir sobre as diversas propostas de ensino e pesquisa dentro do curso. Os encontros ficarão marcados por diálogos ricos, sobre assunto que vão além da sala de aula e de grande importância para a formação dos acadêmicos”, afirmou.

Para ter sucesso em sua proposta, a organização propôs seis eixos: promover a integração dos acadêmicos e docentes do curso, criando reflexões sobre tendências pedagógicas na área; socializar pesquisas, ensino, extensão e as suas relações com a docência; fomentar reflexões e discussões para a consolidação da formação por meio dos estágios; disseminar e incentivar as produções de pesquisas realizadas nos diversos níveis e áreas da educação Matemática; envolver estudantes, egressos, professores e pesquisadores, e abordar projetos como o “Pibid (Programa de Bolsa de Iniciação à Docência)), Subprojeto – Matemática”.

O primeiro dia do evento foi marcado por um diálogo com os professores do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) Criciúma, Bazilicio de Andrade Filho e Marleide Cardoso. A programação se estende até quinta-feira (14/11). Clique aqui para ver mais.

Saiba mais

A consolidação dos três eventos iniciou em 2006, com a 1ª Semana Acadêmica de Matemática. Em 2011, o 1º Seminário de Estágios Supervisionadas do Curso foi idealizado, com o objetivo de socializar as pesquisas dos acadêmicos durantes os estágios em situação escolar.

Para dar destaque aos resultados de estudos decorrentes a produção de iniciação científica, programas de pós-graduação Stricto Sensu e grupos de pesquisa vinculados ao campo da Matemática, o 1º Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da Unesc foi promovido em 2013. Desde 2017, anualmente os três eventos integram suas ações.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2019 às 14:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário