Matemática

Matemática na Unesc: Quase cinco décadas de dedicação à educação

Matemática na Unesc: Quase cinco décadas de dedicação à educação
Curso está entre os mais tradicionais da Universidade Mais imagens

Os números movimentam o mundo e há 49 anos o curso de Matemática da Unesc forma professores e profissionais de excelência, constrói cidadania, preserva conhecimentos e contribui com a sociedade. Sua referência é comprovada com a terceira posição no cenário catarinense entre os melhores cursos de graduação.

A estrutura do curso também é destaque, com laboratórios de informática, de Matemática, salas de aula modernas com data shows e lousa digital interativa, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e espaços equipados com softwares aplicados à Matemática, como Graph e o Geogebra, além do acesso aos Recursos Educacionais Abertos (REAs) e bases de dados relevantes, por meio da Internet.

O corpo docente do curso é altamente qualificado na sua maioria entre doutores e mestres com experiência em sala de aula e que atuam na região.

A coordenadora do curso, Elisa Netto Zanette, afirma que o curso oferece todos os meios para a formação de profissionais de qualidade, integrando ensino, pesquisa e extensão. “Além da proposta didático-pedagógica do curso que prima pela formação qualificada dos acadêmicos em Matemática, estes têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), da Residência Pedagógica e, da Empresa Promat Junior do Curso - 1ª empresa júnior de SC no âmbito da HCE (Humanidades, Ciências e Educação) - que contribuem na formação ampla do futuro professor”.

A coordenadora adjunta, Ledina Lentz Pereira, também comenta que, “os espaços de promoção do ensino são pensados e preparados para atender o estudante e suas necessidades. Mas os conhecimentos não se limitam a sala de aula. Ainda durante a graduação o estudante tem seu primeiro contato com o dia a dia de um profissional, atuando em escolas e projetos educacionais da região”.

As oportunidades viabilizadas pelo PIBID e Residência Pedagógica, parcerias entre o curso de Matemática da Unesc e o MEC, oferecem incentivos para iniciação docente aos acadêmicos e tem o objetivo de antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública.

Produção cientifica

Durante a graduação, o acadêmico também encontra possibilidades de produzir trabalhos científicos por meio dos projetos de iniciação científica e relatos de experiências no PIBID e na Residência Pedagógica. Conforme Elisa, a iniciação é motivada pelos professores e pela coordenação. “Conseguimos quebrar alguns paradigmas, já que o mais comum são publicações referenciadas a mestres e doutores. Nossos estudantes, nos últimos anos, produziram mais de 70 publicações em eventos locais, regionais, nacionais e internacionais, incluindo publicações em revistas especializadas. São conquistas importantes para os estudantes e professores, para o curso e para a Universidade”, ressaltou.

Outra oportunidade para o fomento de conhecimentos e socialização de pesquisa são os eventos promovidos pelo curso em parceria com outros setores institucionais e grupos de pesquisa, como: Seminário  “Matemática e Educação em Debate” (evento semestral),  “Seminário de Estágios Supervisionados do Curso de Licenciatura em Matemática” e “Seminário de Integração e Socialização de Pesquisas e Práxis Pedagógica em Matemática da UNESC. Os eventos reúnem acadêmicos, egressos, mestres, doutores e pesquisadores para uma socialização de ideias e de iniciativas. Segundo Elisa, os eventos têm como objetivo geral, promover discussões acerca dos conhecimentos produzidos nas áreas de Matemática e Educação Matemática.

Ledina também afirma que o evento traz qualidade a formação dos acadêmicos. “Esta troca de informações entre quem está atuando na área e quem está começando é muito importante para qualificação pessoal e profissional dos professores e dos futuros professores”, completou a coordenadora adjunta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de julho de 2019 às 16:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário