Matemática

Formação de Professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais em Matemática

Na quinta-feira (27/09), aconteceu na Unesc a primeira formação de professores das redes municipal e privada do município de Criciúma, totalizando quarenta e um participantes. A formação é parte do projeto de extensão intitulado “Formação de Professores do Ensino Fundamental anos iniciais na disciplina de Matemática: uma Experiência de Extensão” que conta com a orientação de três professores mestres dos Cursos de Matemática e Pedagogia: Eloir Fátima Mondardo Cardoso, Gislene Camargo e Lucas Sid Moneretto Búrigo, bem como, com o apoio de duas bolsistas, também dos cursos de Matemática e Pedagogia, respectivamente,  Aline Alves das Neves  e Isadora da Silva Lemos.

A proposta curricular do munícipio de Criciúma, no que se refere ao ensino de Matemática, aderiu à teoria Histórico-Cultural para o processo de ensino-aprendizagem. No contexto da mencionada teoria, recorremos aos estudos das proposições Davydovianas, visto que ela contempla os fundamentos da teoria Histórico-Cultural.

No primeiro encontro, foram apresentados e debatidos os estudos das proposições Davydovianas para o ensino do conceito de número, por meio de tarefas baseadas na tese de Rosa (2012). Busca-se que a partir das formações, os professores se apropriem dos princípios da teoria Histórico-Cultural que prioriza o desenvolvimento do pensamento teórico. A finalidade das tarefas é colocar os estudantes em ação investigativa com o propósito de desenvolver um modo de pensar em que a meta é atingir a essência do conceito proposto pelo professor. 

A formação terá a duração de dois anos até o primeiro semestre de 2020. Neste ano, faremos mais dois encontros nos dias 01-11 e 29-11. Os conceitos matemáticos a serem discutidos nessa formação são: número, adição, subtração, resolução de problemas, multiplicação, divisão, sistemas de numeração e número racional.

09 de outubro de 2018 às 11:27
Compartilhar Comente

Deixe um comentário