Letras

Estudante de Letras mostra que nunca é tarde para realizar sonhos

Estudante de Letras mostra que nunca é tarde para realizar sonhos
Aos 62 anos, Manoel Cardozo iniciou o curso superior neste semestre (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Entre os 1.100 calouros que já iniciaram os estudos na Unesc no primeiro semestre de 2018, Manoel Cardozo chama a atenção. De fala mansa e de uma simpatia sem igual, o ex-torneiro mecânico está iniciando uma nova fase em sua vida. Aos 62 anos, Manoel, que fugia da escola para ler livros, está na primeira fase do curso de Letras e planeja um futuro com atividades que mudem a vida de outras pessoas.  

Manoel ingressou na Universidade Escolha Unesc, e passou no processo seletivo Nossa Bolsa, que concede benefícios de 70% ou 100% nos cursos de Licenciatura. A sua entrada em uma graduação representa para ele e para a família, uma vitória. Como torneiro mecânico ele ajudou a esposa e as filhas a fazerem curso superior e sempre incentivou as mulheres de sua vida a se capacitarem – tanto que elas possuem pós-graduação também.


“Teve um tempo em que pensei que iria fazer a mesma atividade para sempre, mas depois comecei a perceber que haviam outras possibilidades, caminhos para seguir. Eu sou agradecido pelo tempo que dediquei para a minha família, o tempo em que trabalhava sujo de graxa e não gostava, mas sabia naquele momento era o que precisava ser feito. Hoje elas comemoram muito essa vitória comigo. O conhecimento muda vidas”, comenta.

Segundo Manoel, a Unesc foi o primeiro contato com o mundo acadêmico que ele teve. “Sempre vinha aqui buscar minhas filhas ou minha esposa, via o campus e achava lindo demais. Tantas pessoas, tantas oportunidades. No primeiro dia de aula peguei o ônibus e era só eu de mais velho. Mas me senti mais jovem, leve. Parece que eu ainda estou sonhando”, conta.

Manoel sofreu um infarto e ainda se recupera da cirurgia. E foi justamente após esta situação que decidiu fazer o curso superior. “Eu não almejo muita coisa material, ganhar dinheiro. Mas almejo coisas como escrever em um jornal, fazer algo para a comunidade, ensinar. Escrever alguns contos, histórias e livros, se possível”.  

E para quem pensa que está “velho demais para fazer algo”, Manoel dá um recado. “Quem tem esse sonho, vontade, não deve desistir nunca. Mesmo que a vida tenha levado para outro caminho, a pessoa tem que procurar realização pessoal, profissional, ir buscando conhecimento. Daqui não se leva nada de material. Mas o conhecimento que se adquire para ajudar os outros é valioso”.

Reconhecimento

Em seu primeiro dia de aula, Manoel foi recepcionado pela reitora, Luciane Ceretta, e o vice, Daniel Preve. Eles deram as boas-vindas ao novo estudante da Instituição e o incentivaram a nunca parar de ir atrás de seus objetivos. “A Unesc é sua. É de todos. Para nós é uma alegria receber você aqui e saber que a Universidade já está fazendo parte de sua família há anos. Vai ser uma troca linda e importante para todos nós”, afirma a reitora.

Segundo o coordenador do curso de Letras, Carlos Schlickmann, Manoel é um exemplo a ser seguido e vai contribuir com sua experiência e sabedoria de vida para o curso. “Ele é de Morro da Fumaça e vem de ônibus com muita disposição. Ele é a prova de que nunca é tarde para realizar sonhos e ir atrás da realização. No curso ele vai aprender, e com toda a certeza, ensinar muito também”.

Escolha Unesc

Ainda dá tempo de ingressar na Unesc no primeiro semestre de 2018. Os interessados em fazer um dos diversos cursos de graduação que a Universidade oferece podem participar do Escolha Unesc, que está com inscrições abertas até o dia 9 de março. A matrícula pode ser feita com o Histórico Escolar e o acadêmico tem a oportunidade de participar do Nossa Bolsa, um benefício de 70% ou 100% em bolsas de estudos para as Licenciaturas presentes no edital, e descontos de 30% ou 20% para os cursos também inseridos no edital.

Saiba mais Escolha Unesc

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

21 de fevereiro de 2018 às 15:47
Compartilhar Comente

Deixe um comentário