História

XIII Semana de Estudos Históricos

Inscrições para o evento.
Curso de História
Local: Bloco J, sala 08.
Horário: De segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e das 17h30 às 21h30.
E-mail: historia@unesc.net
Recepção: (48) 3431.2656
R$ 10,00 Público Interno
R$ 15,00 Público Externo

 

XIII Semana de Estudos Históricos

América Latina no Século XXI

16, 17 e 18 de Outubro/2013

Criciúma, SC, Campus UNESC ,
LOCAL EVENTO: Campus Unesc, Bloco P, Sl. 19

Programação

16/10 – 4ª feira

  1. 15hs - América Latina no Cinema - Filme 01: Zona Sur – retrata a situação das classes
    • Sinopse: “Ao contrário de outras cidades, em La Paz a elite vive na parte baixa da cidade, em um vale que abriga a luxuosa Zona Sul. Numa mansão rodeada por um belo jardim, vive Carola com seus três filhos, Patricio, Bernarda e Andrés, e os empregados Wilson e Marcelina, indígenas Aymara. Paralelamente à agitação social crescente no país, seu cotidiano pacato, silencioso e distante da poluição da cidade começa a sofrer rachaduras. A decadência e o risco da perda dos privilégios aristocráticos anunciam um novo capítulo para uma luta de classes fadada à desgraça.”
       
  2. 19hs - Conferência de Abertura - México contemporâneo: sua revolução e desdobramentos no século XX
  3. Conferencista - Carlos Alberto Sampaio Barbosa - graduação (1991) e mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996); Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (2004); Pós-doutorado no Instituto de História do Centro de Ciências Humanas e Sociais do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) em Madri, Espanha (2011). Foi professor visitante do Centro de Investigaciones sobre América Latina y Caribe (CIALC) da UNAM (México, 2007) e da Universidad Autónoma Metropolitana, Unidade Azcapotzalco (México, 2012). Foi editor da revista História. Atualmente é Professor de História das Américas no Departamento de História e vinculado ao Programa de Pós-graduação em História da UNESP/Assis. Publicou os livros: A Revolução Mexicana; A Fotografia a Serviço de Clio: uma interpretação da história visual da Revolução Mexicana (1900-1940); e 20 de Novembro de 1910, além de diversos artigos em revistas científicas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: revolução mexicana, iconografia e história cultural latino-americana (In: CNPq Lattes).

17/10 – 5ª feira

  1. 15hs –  América Latina no Cinema - Filme 02 – No
  2. Sinopse: “Em 1988, o ditador chileno Augusto Pinochet, diante da pressão internacional, convoca um referendo sobre o seu mandato. Os líderes da oposição convencem o jovem publicitário René Saavedra (Gael García Bernal) a liderar sua campanha. Com pouquíssimos recursos e permanente vigilância dos guardas de Pinochet, Saavedra e sua equipe criam um audacioso plano para vencer a eleição e libertar seu país da opressão.”
     
  3. 19hs - Conferência II - A perspectiva do socialismo cubano para o século XXI
  4. Conferencista - Hélio Doyle: professor assistente do Departamento de Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília; Doutor em História das Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB); trabalhou em jornais, revistas e rede de televisão; foi diretor-executivo do Jornal do Brasil e exerceu diversos cargos públicos. Atualmente é membro do NESCUBA – Núcleo de Estudos Cubanos da Universidade de Brasília.

18/10 – 6ª feira

  1. 14hs - Conferência III – A Venezuela, o governo de Hugo Chaves e o sentido da revolução bolivariana
  2. Conferencista - Nildo OuriquesProfessor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina. Presidiu o Instituto de Estudos Latinoamericanos (IELA) até 2009. Doutor em Doutorado em Economia pela UNIVERSIDADE NACIONAL AUTONOMA DO MÉXICO - UNAM (1995). É professor do Programa de Doutorado em Teoria do Desenvolvimento da Benemérita Universidade Autônoma de Puebla (BUAP). Em 2010 gozou licenca-capacitacao na Divisao de Pesquisa do Banco Central da Venezuela. Ministrou cursos sobre pensamento crítico latino-americano na UNAM (México), na Universidade Bolivariana (Venezuela), na Univesidade Nacional de Tucumán (Argentina) e na Universidade de Padova (Itália). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Política, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do capitalismo conteporâneo e a América Latina, intepretação do capitalismo latino-americano, análise criítica do desenvolvimentismo e, nos últimos anos, na relação entre nacionalismo e marxismo na América Latina. É presidente do Conselho Editorial de "Pátria Grande. Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano", coleção lançada pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC/Editora Insular. Em agosto de 2013 concluiu pós-doutoramento na Universidade de Buenos Aires (UBA), Argentina (In: CNPq Lattes).
  3. AUNESC 19hr - Comunicações
                                 
    Confraternização de encerramento

 

 

Organização

  1. Curso de História/Licenciatura – Universidade do Extremo Sul Catarinense
  2. Curso de Geografia/Licenciatura - Universidade do Extremo Sul Catarinense
  3. Curso de Sociologia/Licencitura - Universidade do Extremo Sul Catarinense

Apoio:

  1. Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação (HCE)
  2. CAEL – Centro Acadêmico de História...
  3. Setor de Arqueologia Unesc
  4. CEDOC – Centro de Memória e Documentação da Unesc

08 de outubro de 2013 às 19:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário