Geografia

Webinar em alusão ao Dia do Geógrafo discute desafios das novas relações em sociedade pós-pademia

Webinar em alusão ao Dia do Geógrafo discute desafios das novas relações em sociedade pós-pademia
Evento fez parte da Semana do Meio Ambiente na Unesc (Foto: Reprodução) Mais imagens

O Dia do Geográfo, celebrado em 4 de junho, foi marcado na Unesc durante a programação da Semana do Meio Ambiente. Além de evento promovido pelo próprio curso de Geografia para discussão do papel do docente na disciplina, um webinar ministrado pelos professores Carlyle Torres Bezerra de Menezes, do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), e Mário Ricardo Guadagnin, do curso de Geografia, foi o canal para o compartilhamento de conhecimentos e perspectivas para o cenário pós-pandemia e os desafios das novas relações em sociedade. O encontro virtual foi acompanhado por acadêmicos e professores, que puderam levantar dúvidas e posicionamentos sobre a temática.

Conforme Mário, o Desafio Ambiental para a humanidade pós-pandemia requer respostas de vários porquês de uma nova ordem ou desordem mundial.  “Fizemos uma proposta de discussão sobre o que se denominou de diálogos geosocioambiental como estabelecer novas relações da sociedade com o ambiente. Questões que refletiram sobre como será a nova fase das relações dicotômicas meio ambiente e (des)envolvimento?”, explicou.

Entre os questionamentos levantados, de acordo com o professor, esteve o fato de ser ou não possível ter utopias de sustentabilidade ou se as distopias ambientais do presente em face a relação antropizada e as grandes tragédias naturais associadas a pandemia são indícios de reversőes para breve. “Não para nossos netos, mas para as atuais gerações num sinal de ruptura como avisos de perigo iminente. Qual o futuro do futuro, se é que tem futuro? Para quem? Para quantos? Com o que? E com quem? Tudo isso fez parte do nosso profundo debate”, salientou.

Roda de conversa encerra programação

A programação da Semana do Meio Ambiente foi encerrada na noite desta sexta-feira (5/6) com uma roda de conversa virtual voltada à temática da análise das redes de sobrevivência de catadoras e catadores em tempos de pandemia no contexto latino-americano.

Participaram da discussão Alex Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis; Claudete Costa, presidente da Unicatadores; Nahora Padilla Herrera, da Associação de Recicladores da Colômbia; Severino Lima Júnior, do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; Jackie Flores, porta-voz do Movimento dos Trabalhadores Excluídos e o professor Mário Ricardo Guadagnin como mediar do encontro.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de junho de 2020 às 21:22
Compartilhar Comente

Deixe um comentário