Enade Unesc

Cursos da Unesc têm qualidade reconhecida pelo MEC

Cursos da Unesc têm qualidade reconhecida pelo MEC
Universidade teve bom desempenho nas avaliações para o CPC (Foto: Banco de Imagens) Mais imagens

Os cursos nas áreas de Engenharia e Licenciatura da Unesc tiveram a qualidade comprovada em avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação). A Universidade teve 16 graduações com CPC (Conceito Preliminar de Curso) 3 ou 4, de uma nota máxima de 5. Para chegar ao conceito final, os avaliadores levam em consideração aspectos como estrutura do curso, projeto pedagógico, conhecimento geral e específico dos estudantes e a qualidade do corpo docente.

Pela última avaliação divulgada, a Unesc teve com CPC 4 os cursos de Artes Visuais (Licenciatura), Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia e com conceito 3, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Biológicas (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Ciências Biológicas (Licenciatura), Engenharia Química e História. Engenharia de Agrimensura e Engenharia de Materiais tiveram CPC 3, mas ainda aguardam as notas individuais.

Para a pró-reitoria de Ensino de Graduação da Unesc, Maria Aparecida Mello, o conceito elevado é um atestado de qualidade para o curso, e por consequência, para a Universidade. “O CPC é o retrato do que ocorre dentro da instituição, pois analisa o projeto pedagógico, a parte didática e administrativa, a qualificação dos professores e o conhecimento e a autonomia do estudante. Há um cruzamento de dados para ver se há coerência entre o que foi proposto e o que o aluno aprendeu, as habilidades e competências que desenvolveu”, afirma.

O CPC também serve como um norteador para as ações dos cursos. “O resultado da avaliação é um diagnóstico para o curso. O CPC é um importante subsídio para planejarmos mudanças e melhorias”, comenta a coordenadora de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc, Paula Tramontin.

Entenda como funciona o CPC

As graduações são avaliadas a cada três anos e o MEC divulga os resultados do CPC a partir de um ano da avaliação feita. As Engenharias e Licenciaturas da Universidade foram avaliadas em 2014. Os cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, analisados em 2015, terão o CPC divulgado no fim deste ano. Já em 2016 é a vez dos cursos da área da saúde serem avaliados.

O CPC é formado pelo Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – realizado por alunos que já concluíram 80% do curso superior e que afere habilidades e competências, conhecimento geral e específico dos acadêmicos); IDD (Índice de Diferente de Desempenho Esperado e Observado – indicador que mostra o perfil do ingressante no curso superior e a sua relação com o concluinte); Questionário do Estudante (os alunos falam sobre a qualidade do projeto pedagógico, da estrutura física e das oportunidades de formação e avanço profissional) e os chamados “Insumos” (qualificação dos professores é um deles – número de mestres e doutores).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

15 de fevereiro de 2016 às 16:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário