Enade Unesc

Unesc tem novas graduações reconhecidas pelo MEC

Unesc tem novas graduações reconhecidas pelo MEC
Engenharia de Agrimensura teve o reconhecimento de curso renovado (Foto: Arquivo) Mais imagens

O MEC (Ministério da Educação) renovou o reconhecimento do curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc. A informação foi divulgada no Diário Oficial no início de abril e o curso obteve conceito 4 (em uma escala de 1 a 5). A avaliação é feita por professores avaliadores do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). O reconhecimento é válido por três anos, até quando a área em que o curso está enquadrado realize o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

O curso de Gestão FInanceira foi reconhecido com nota 4. Todo curso superior, quando forma a primeira turma, precisa passar pela avaliação do MEC, que analisa a organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura.

Com a adesão ao Proies (Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior), em 2013, a Unesc migrou do CEE (Conselho Estadual de Educação) para o Sistema Federal de Ensino, regido pelo MEC e pelo CNE (Conselho Nacional de Educação) e segue a lei do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior).

Segundo a pesquisadora institucional, ligada ao Seai (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Anne Marie Scoss, com a migração, o ciclo avaliativo para reconhecimento do curso passou por alterações. “Anteriormente era de cinco anos, mas com as mudanças da legislação nacional, que estabelece o ciclo avaliativo do Sinaes/Enade passou para três anos. Quando foi estabelecido esse procedimento o CEE/SC também adotou a regra do ciclo avaliativo”, conta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Robinalva Ferreira, comenta que os avaliadores do INEP/MEC têm reconhecido os diferenciais dos PPCs (Projetos Pedagógicos dos Cursos) da Unesc, a qualificação do corpo docente e a excelente infraestrutura da Instituição, assim como a colaboração de toda a comunidade acadêmica para a realização das atividades da Universidade. “Estamos muito satisfeitos com o resultado das avaliações externas de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, pois a meta institucional de conceito 4 está sendo atingida e contribuirá para o recredenciamento da Instituição," afirma Robinalva.

Primeiro reconhecimento após a migração para o sistema federal


O curso de Gestão Financeira da Unesc tem duração de dois anos e meio e formou os primeiros tecnólogos em julho de 2013. Segundo o coordenador  Volmar Madeira, o curso foi o primeiro da Universidade reconhecido após a migração para o Sistema Nacional.

A graduação é voltada para gerentes, assessores, assistentes financeiros e demais profissionais que exerçam ou desejam exercer atividades relacionadas à área financeira das organizações.

Engenharia de Agrimensura completa 40 anos

O curso de Engenharia de Agrimensura da Unesc foi o primeiro do Sul do Brasil. Comemorando 40 anos de vida em agosto de 2015, o curso já formou mais de 650 engenheiros agrimensores que tem se destacado inclusive no exterior. “Recebemos alunos de vários estados brasileiros que buscam sua formação na Unesc e vão trabalhar em diversas regiões. O índice de empregabilidade é alto e temos egressos atuando até fora do Brasil”, comenta Vanildo Rodrigues. “A própria Universidade absorve parte dos graduados, seja no Iparque  (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) ou na docência. Há ainda a construção de estradas, de usinas hidrelétricas e a regularização de imóveis rurais como grandes fontes de demanda por profissionais da área”, complementa.

Fonte: Secom

22 de abril de 2015 às 18:23
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Profª Natalia

23 de abril de 2015 às 14:16

Parabéns aos alunos e colegas do curso de Engenharia de Agrimensura pela conquista! Esforço recompensado!

Deixe um comentário