Enade Unesc

Aula Inaugural dos cursos de Gestão aborda a importância do Enade

Aula Inaugural dos cursos de Gestão aborda a importância do Enade
Professor Thiago Francisco é um estudioso do assunto (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é essencial na avaliação não apenas dos cursos superiores, mas também de professores e alunos das instituições de ensino do Brasil e gera dados importantes para que o Ministério da Educação implemente melhorias no Ensino Superior. Por isso, o assunto foi o tema da Aula Inaugural dos cursos Tecnológicos da Unesc, na noite desta terça-feira (3/3), com o professor Thiago Henrique Almino Francisco, docente da Unesc e estudioso do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), do qual a prova faz parte.

Participaram da Aula Inaugural do primeiro semestre de 2015 estudantes dos cursos de Gestão em Processos Gerenciais, Financeira, em Recursos Humanos, Comercial (presencial e a distância) e dos cursos de Administração e Secretariado Executivo.

Segundo Francisco, é necessário que haja uma sensibilização para a adesão ao Enade, considerado um dos melhores modelos de avaliação em larga escala do mundo. “Há empresas que usam as notas do exame para contratação de funcionários. O Enade avalia as competências não só da instituição, mas dos profissionais que vão para o mercado de trabalho”, comenta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, chama a atenção para a importância do bom desempenho do curso na busca por bolsas de estudo para os alunos. “Os cursos que tirarem notas abaixo de 3 (o máximo é 5), recebem uma comissão de avaliadores do Ministério da Educação, que busca entender o motivo do resultado. Além disso, está em discussão a questão de cursos com notas abaixo de 4 não poderem ter Prouni e Fies”, afirma.

O diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, lembra que o Enade ocorre a cada três ano, e o desempenho de uma turma determinará a nota do curso pelos anos seguintes. “O Enade é responsabilidade coletiva. O conceito do curso permanecerá por três anos e os colegas que virão depois serão marcados pelo desempenho de vocês”.

O palestrante da noite é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina e mestre pelo Programa de Pós-graduação - Mestrado Profissional - em Administração Universitária da UFSC.

Desafio Empresarial

Durante o evento, os coordenadores dos cursos de Gestão, Volmar Madeira (Processos Gerenciais, Financeira e Recursos Humanos) e Michele Schneider (Comercial – presencial e a distância), apresentaram os resultados do Desafio Empresarial de 2014. Foram arrecadados mais de 870 quilos de alimentos, 460 unidades de produtos de limpeza, 775 unidades de produtos de higiene pessoal, doados a entidades escolhidas pelos alunos. As empresas criadas pelos alunos para o Desafio Empresarial lucraram mais de R$ 3,8 mil com as ações e eventos. Todo o dinheiro foi doado.

Ao fim da Aula Inaugural os alunos foram presenteados com doces e um cartão de boas-vindas.

Fonte: Secom

03 de março de 2015 às 22:39
Compartilhar Comente

Deixe um comentário