Ciências Econômicas

Debate qualificado marca 2ª edição do projeto “Sul do Estado Pós-Pandemia” promovido pela Unesc

Debate qualificado marca 2ª edição do projeto “Sul do Estado Pós-Pandemia” promovido pela Unesc
Evento online marcou o lançamento do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc nesta quarta-feira (10/6) (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Lideranças nacionais, estaduais e regionais integraram, na noite desta quarta-feira (10/6) a 2ª edição do projeto “Sul do Estado Pós-Pandemia”, promovido pela Unesc. Em transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, a Universidade reuniu personalidades que qualificaram um debate importante sobre a situação atual e as perspectivas para o futuro próximo. Como espectadores o evento virtual recebeu mais de 1.700 pessoas, afora os ouvintes contemplados pela retransmissão de rádios e portais parceiros da iniciativa.

A noite foi marcada ainda pelo lançamento do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, mais uma grande conquista da Universidade em prol do apoio à comunidade.

Como painelistas convidados, contribuíram com a discussão o secretário da Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues Júnior, acompanhado do diretor do Ministério, Bruno Funchal; o secretário da Fazenda de Santa Catarina, Paulo Eli e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Mário Cesar de Aguiar. Além da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que mediou a conversa e deixou questionamentos aos participantes, a noite contou ainda com a participação do coordenador do curso de Ciências Econômicas da Instituição, Amauri de Souza Porto Júnior, e do presidente da Câmara de Vereadores de Criciúma, Tita Beloli.

Para reitora Luciane, o debate oportunizado pela Universidade trouxe importantes questionamentos, assim como respostas e inspirações para o trabalho não só da Unesc, mas de todas as instituições que integraram a discussão em prol  dos melhores encaminhamentos diante da crise instalada na economia com a chegada da Covid-19. “Os participantes apresentaram um debate qualificadíssimo indicaram estratégias necessárias  para a retomada econômica. Seguimos firmes nas estratégias para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da nossa região e reiteramos nosso forte compromisso com o Sul”, destacou.

Lançamento oficial do Observatório

A mais nova conquista da Unesc, o Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Instituição, foi apresentada e lançada oficialmente na abertura da live desta noite. O grupo formado por profissionais da Universidade trabalha com foco na análise de cenários e disponibilização de informações que orientem a sociedade, relacionadas aos principais dados existentes nas regiões da AMREC, AMESC e AMUREL com o intuito de promover o desenvolvimento econômico, social, ambiental e do ecossistema de inovação.

Conforme a professora Melissa Watanabe, que coordena o Observatório ao lado do professor Thiago Rocha Fabris, a criação do grupo se justifica ainda mais neste momento de turbulência no cenário mundial, apesar de já estar sendo programado pela Universidade desde o último ano. “Nós percebemos a falta de informações organizadas para a região que possibilitassem a pesquisa a qualquer tempo. Desta forma, vamos preencher essa lacuna a fim de orientar o processo decisório dos atuais e potenciais empreendedores e formuladores de políticas públicas da região”, explicou.

O grupo é formado ainda pela equipe de gestão com a participação da reitora, Luciane Bisognin Ceretta, do vice-reitor, Daniel Preve e das representantes da pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes e Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias. Integram ainda a equipe como colaboradores os professores Kristian Madeira e Ismael Cittadin.

O trabalho do Observatório já pode ser acompanhado por meio do site observatório.unesc.net. A página traz informações sobre diferentes análises e segmentos a partir dos dados obtidos pelo grupo. 

O vídeo completo do Webinar continuará disponível para acesso no canal da Unesc TV no YouTube. 

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de junho de 2020 às 23:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário