Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc
Inauguração do espaço ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc lançou, nesta sexta-feira (16/3) o Núcleo de Saúde Coletiva e inaugurou a Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva. O evento, realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) teve a presença de alunos, professores e funcionários da Instituição.

A Galeria dos Mestres homenageia 13 pesquisadores de relevância local, regional, estadual, nacional e internacional que contribuíram com seu trabalho da área da saúde. Entre eles, está a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. A professora doutora foi escolhida por defender um SUS público, gratuito e de qualidade e ter sido, enquanto profissional de Enfermagem, uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família em Criciúma. Além disso, as pesquisas realizadas e as iniciativas de integração de atividades práticas na comunidade ao ensino também foram levadas em consideração para a escolha.

“Muito me honra ter o meu nome referenciado por aqueles que constroem conosco o cotidiano da nossa Universidade à frente da Saúde Coletiva e das lutas empreendidas pelas políticas de saúde nesse país, nesse Estado, nesse município. Vivemos sim um momento muito difícil para o Sistema Único de Saúde no Brasil, talvez para o SUS nunca antes visto com a ameaça para a sua permanência. Sou defensora deles e sabemos que 100% da população brasileira usa e 80% só tem esse sistema para cuidar da sua saúde e da sua família. Precisamos de fato refletir que sistema é esse, que lugar ele ocupa hoje no contexto que nós temos”, afirmou Luciane, que também parabenizou o grupo formado por alunos e professores que atuam na área de Saúde Coletiva na Universidade.

A coordenadora do PPGSCol, Lisiane Tuon agradeceu pelo empenho de professores e estudantes para a criação do Núcleo de Saúde Coletiva. Ela explicou que ele tem o objetivo de viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização e aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e de eventos e capacitações na área de Saúde Coletiva, de interesse acadêmico ou da comunidade. O Núcleo irá atuar nas áreas de Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde, Cultura e Cidadania; Bioética e Segurança do Paciente; Educação em Saúde e Direito a Saúde. “Na próxima semana iniciamos o trabalho e contamos com a participação de todos”, comentou Lisiane.

O Núcleo ainda disponibilizará o “Observatório de Saúde Coletiva”, com um site onde qualquer cidadão poderá ter acesso fácil a bancos de dados atuais sobre Saúde Coletiva, ter acesso a informações e participar da formação e sugestão de articulações das políticas regionais e nacionais na área.

O artista responsável pelas obras da Galeria de Mestres, César Pereira, é egresso do curso de Artes Visuais da Unesc e possui mais de 30 anos de experiência em cerâmica. “Fizemos retratos sobre placas de cerâmica, confeccionadas manualmente e a pintura utilizou argila, com corantes minerais para alterar a cor. Foi um desafio e fico feliz em ter sido lembrado e em poder ter uma obra em cerâmica dentro da Unesc”.

O lançamento do Núcleo e a inauguração da Galeria deve ainda a presença da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker e do professor do PPGSCol, Jacks Soratto, que foi o curador da galeria.

A montagem da Galeria dos Mestres teve o apoio técnico do Setor de Projetos e Obras da Unesc e financeiro do Ministério da Saúde.

Galeria dos Mestres


Doutor Antônio Sérgio da Silva Arouca – Médico
Foi militante do movimento de reforma sanitária brasileira e presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, marco principal da conquista do SUS.

Doutora Barbara Starfield – Médica
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde. É considerada uma das investigadoras mais importantes na área dos cuidados de saúde primários.

Doutor Jairnilson Silva Paim – Médico
É um dos expoentes da Reforma Sanitária Brasileira, e tem contribuído significativamente para consolidação dos seus princípios nos cotidianos dos serviços de saúde.

Doutor Emerson Elias Merhy – Médico
É uma das referenciais nacionais sobre processos de Avaliação da Produção do Cuidado e o Trabalho em Saúde. Suas contribuições perpassam mudanças significativas que circulam pela academia e pelos cenários de práticas.

Doutor Gastão Wagner de Sousa Campos – Médico
Militante da reforma sanitária brasileira e atual presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Seus posicionamentos enfatizam a luta pelo direito a saúde e a defesa de um SUS equânime.

Doutor Paulo Amarante – Médico
É um dos principais expoentes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

Doutor Josué Apolônio de Castro – Médico
Apesar de não ser geógrafo de formação, tornou-se um dos maiores pensadores da Geografia, em virtude, principalmente, das obras: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, conhecidas mundialmente como mapa da fome.

Mestre Clair Castilhos Coelho – Farmacêutica
Referência em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

Doutor José Patrício Bispo Júnior – Fisioterapeuta
É uma referência nacional na profissão de fisioterapia por produções intelectuais e construções assistências voltadas para a Saúde Coletiva.

Doutor João Carlos Caetano – Odontólogo
Atualmente é Sanitarista do Governo do Estado de Santa Catarina, com estudos voltados Vigilância da Fluoretação das águas do Abastecimento Público.

Doutor Bernardo Elias Correa Soares – Biomédico
É uma referência internacional na área da Patologia e Microbiologia Clínica, com ênfase no Diagnóstico e Epidemiologia das Doenças Infecto-Parasitárias.

Doutor Marco Aurélio Da Ros – Médico
Possui uma vasta contribuição no campo da saúde coletiva principalmente no tocante a construção de um entendimento mais integral sobre a concepção saúde-doença.

Doutora Luciane Bisognin Ceretta – Enfermeira
Defensora de um SUS público, gratuito e de qualidade. Enquanto profissional enfermeira foi uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família no município em Criciúma. Enquanto docente foi responsável por diversas iniciativas exitosas que tiveram mudança substancial na integração ensino-serviço.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de março de 2018 às 16:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário