Centro Especializado em Reabilitação - CER II

A arte em favor da reabilitação

A arte em favor da reabilitação
Pacientes se expressam pela escultura (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Transformar argila em esculturas se tornou mais do que uma forma de arte. No CER (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) a terapia ocupacional exercita os aspectos sensoriais e a criatividade dos pacientes. A atividade é realizada semanalmente, no ateliê de artes da Unesc.

A capacidade de executar movimentos finos com total controle, é o principal desafio de Maria Vitali, que é umas das pacientes participantes do grupo. “É muito bom participar destas atividades, é diferente das outras pois me sinto muito bem”, afirma dona Maria.

O método pode ser aplicado em pessoas de todas as idades, e é realizado em grupo pelos pacientes que foram vítimas de AVE (Acidente Vascular Encefálico). “A utilização da argila ajuda muito os pacientes que mostram dificuldades em se expressar verbalmente”, garante a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Segundo a terapeuta ocupacional Giuzi Netto Souza, a reabilitação não se trata apenas de exercícios físicos, e a arte é uma ótima terapia na conquista de novos espaços. “O trabalho com as mãos exercita e recupera o AVE, além de trabalhar a coordenação motora, viso motora e motricidade fina”, explica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de dezembro de 2017 às 21:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário