Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Atividade externa inova terapia dos assistidos do CER

Atividade externa inova terapia dos assistidos do CER
Profissionais defendem autonomia e independência dos pacientes (Fotos: Marcelo Camilo) Mais imagens

Ir ao supermercado, fazer compras, atravessar a rua, são ações simples que muitos de nós fazemos diariamente. Mas para as pessoas com deficiência e pacientes que foram vítimas de Acidente Vascular Encefálico (AVE), são tarefas que se tornam difíceis quando não há acessibilidade.

Pensando nisso, o CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc desenvolve atividades externas com o objetivo de promover autonomia e independência aos atendidos. Nesta semana, profissionais de fisioterapia e fonoaudiologia acompanharam os pacientes em supermercados e demais estabelecimentos da cidade, proporcionando atividades que visam a acessibilidade para todos.

“Sempre trabalhamos de acordo com a realidade de cada paciente, preparando a nossa equipe para auxiliar cada um deles, em suas atividades do cotidiano”, comenta a coordenadora do CER, Lisiane Tuon.

Dona Belmira dos Santos está no CER desde que teve AVE há 8 meses, e apesar das dificuldades, sabe que é capaz de fazer suas atividades como todos. “Antes eu achava mais difícil, mas como gostei de vir ao supermercado vou querer fazer compras com meu marido sempre”, afirma.

As melhoras significativas de dona Belmira vieram com sessões intensivas de fisioterapia realizada junto com estas atividades desenvolvidas. “Juntamente com nossa equipe multiprofissional, conseguimos com que nossos pacientes desenvolvam a prática para terem independência com ou sem adaptações” declara o fisioterapeuta, Aires Mondardo Junior.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

01 de dezembro de 2017 às 21:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário