Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Reunião na Unesc discute plano de capacitação para pessoas com deficiência

Reunião na Unesc discute plano de capacitação para pessoas com deficiência
Projeto de extensão visa melhorias na acessibilidade e inclusão social Mais imagens

Representantes das pessoas com deficiência de Criciúma participaram na última terça-feira (4/10) uma reunião que discutiu o projeto de extensão da Unesc “Inclusão produtiva de pessoas com deficiência: caminhos para a mitigação das barreiras da educação e da acessibilidade urbana”. Na ocasião foram apresentadas questões relativas ao universo das pessoas com deficiência, realizando uma troca de experiências e informações por parte dos pesquisadores, das pessoas com deficiência, dos representantes das instituições e do INSS.

As atividades iniciaram em março deste ano, após a publicação do edital que aprovou o projeto que será custeado com recursos do CER (Centro Especializado em Reabilitação) e do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos). O plano de capacitação deverá ser implantado na Associação Abadeus, podendo se difundir futuramente em demais instituições.

“Ainda hoje, com todos os esforços, há constatações de que a pessoa com deficiência na escola se sente “um peixe fora d’água”. Precisa-se investir na formação dos professores para se conseguir incluir de fato as crianças com deficiência. A fata da educação de qualidade deixa o deficiente vulnerável no mercado de trabalho”, afirma o presidente do Codec (Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Criciúma), Claudio Pacheco.

O debate contribuiu para as próximas etapas do projeto de extensão, onde todos os participantes firmaram compromisso de apoio, considerando-o de alta relevância para as pessoas com deficiência. Também outros desafios foram apresentados, sobre a relativização dos dados existentes e a falta de continuidade dos projetos ao longo do tempo.

“A questão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é complexa. A realidade dela é diversa e apesar dos incentivos, falta muito para conseguir um trabalho efetivo onde a pessoa com deficiência possa fazer a sua inclusão produtiva”, declara o representante das pessoas cegas, Laélio Inácio.

Os trabalhos foram coordenados pela professora da Unesc Natália Martins Gonçalves, e tiveram a participação de membros da diretoria da Judecri (Junta de Deficientes físicos de Criciúma), representantes do INSS, grupo de para-atletas do time de bocha, assistentes sociais e outros apoiadores das entidades das pessoas com deficiência.

Também os membros do projeto de extensão, a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sócioeconômico) Melissa Watanabe, professora Daniela Silveira Arns e acadêmicos que participam do projeto de extensão: Beatriz Pizzoni de Freitas, Nadioreth Samba Carimba Feliciano, Juliana Justino, Carina Nunes, Sara Bortoluzzi  Brogni.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de outubro de 2017 às 19:36
Compartilhar Comente

Deixe um comentário