Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Unesc recebe autoridades em saúde para falar sobre o SUS

Unesc recebe autoridades em saúde para falar sobre o SUS
Presidente do Conselho Nacional de Saúde está na Universidade Mais imagens

A Unesc recebeu autoridades em saúde da região para debater as diretrizes da saúde e da gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) nesta sexta-feira (31/3). O encontro “Diálogos sobre gestão em saúde no SUS: dificuldades e potencialidades” promoveu painéis e uma conversa com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos. Ronald esteve em uma mesa de debates com autoridades, a partir das 13h30. 

Para a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, a saúde tem muitos desafios a serem superados. “Estamos atravessando grandes mudanças na área. Temos grandes desafios e precisamos continuar avançando para melhorar”, afirmou.

Saúde pública

Na parte da manhã, o evento contou com a palestra do professor doutor Jacks Soratto, que falou sobre as atenções primárias a saúde. “É importante entendermos o assunto e refletirmos sobre o significado de saúde. Quando tocamos no assunto vamos além da ausência de doenças, mas sim sobre o bem-estar”, comentou.

As conversas da manhã não pararam por aí. Ainda foram abordados os assuntos “Financiamento do sistema único de saúde”, com o professor doutor Flavio Magajeswki; “Planejamento no sistema único de saúde”, com a professora doutora Angela Blatt; “Redes de atenção à saúde”, com a professora doutora Lisiane Tuon e “Alguns desafios para a gestão em saúde no SUS”, com a professora doutora Luciane Ceretta.

O evento conta com a presença dos secretários municipais, gestores, profissionais, mestrandos, residentes e acadêmicos da Unesc e integrantes dos Conselhos Municipais de Saúde da região. O encontro é promovido pela Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde) e PPGSCol (Graduação em Saúde Coletiva).

Diálogos


A abertura oficial do evento ocorreu à tarde, com a presença de representantes da Unesc e autoridades regionais da área da saúde. Após a solenidade, o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos, ministrou a mesa-redonda “Diálogos sobre gestão em saúde no SUS: Dificuldades e pontencialidades”.

Para a representante das Comissões Intergestoras Regionais (CIR) do Extremo Sul Catarinense e secretária da Saúde de Sombrio, Gislaine Cunha, a temática é de extrema importância para toda a região, dada a dificuldade que o poder municipal tem em administrar a área da saúde, devido aos problemas com contrapartidas dos governos estadual e federal. “Realizamos o planejamento e a realidade que temos é difícil. A gestão em saúde é um desafio, mas acreditamos que juntos conseguiremos fazer algo para mudar”.

O presidente do CIR da Região Carbonífera, Diego Passarela, afirma que a preocupação dos municípios deveria ser com a Atenção Básica em Saúde, porém, o poder público acaba tendo que participar de questões que seriam da esfera estadual, como a gestão de hospitais. “Se tivermos uma Atenção Básica resolutiva, conseguimos atender a 85% da demanda”. Segundo Passarela, eventos como o desta sexta-feira na Unesc são oportunidades importantes para que os gestores de saúde dialoguem entre si e troquem informações no sentido de unir os diversos municípios para a busca de soluções. “Ter o presidente do Conselho Nacional de Saúde falando para os gestores da nossa região foi uma oportunidade única”.

Autoridades presentes


Participaram do evento o reitor Gildo Volpato; a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta; a diretora da UNA SAU, Indianara Becker; a coordenadora do CER, Lisiane Tuon; a coordenadora do PPGSCol, Priscyla Waleska; o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto; a representante do Conselho de Saúde de Criciúma e demais municípios da região, Giovana Vito Mondardo; o gerente regional de Saúde da Amesc, Fernando Marcelino de Faveri; e os secretários municipais de saúde: Franciele Gava (Criciúma), Izalete Duarte (Urussanga), Sinara Milanez (Cocal do Sul), Jean Willian (Balneário Rincão), Diogo Copetti (Maracajá), Eduardo Rocho (Içara), Graziela Minatto (Balneário Arroio do Sil) e Carla Zabotti Dias (Lauro Müller).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

31 de março de 2017 às 11:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário