Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Pacientes do CER participam de Projeto Praia Acessível

Pacientes do CER participam de Projeto Praia Acessível
Eles tomaram banho de mar e se divertiram em Balneário Rincão (Fotos: Arquivo) Mais imagens

O sorriso não negava a felicidade dos pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc nesta terça-feira (21/2). Eles aproveitaram a tarde ensolarada para participar do Projeto Praia Acessível, promovido pelo Corpo de Bombeiros de Içara. A iniciativa traz a oportunidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida entrarem no mar, por meio de uma cadeira especial.

A paciente Maria Aparecida da Rocha, 52 anos, que teve a perna amputada em agosto de 2016 por complicações de diabetes, contou que gostou muito do passeio. “No começo senti um pouco de medo, mas os guarda-vidas transmitiram muita segurança”, comentou

Outro paciente que também aproveitou a tarde de sol foi Jair Tiscoski, 65 anos, diagnosticado com sequelas de Guillain-Barré (doença do sistema nervoso de caráter autoimune), a esposa conta que várias vezes convidou ele para ir à praia mas após o diagnóstico ele nunca quis, hoje na companhia do grupo encorajou-se.

Os pacientes estiveram acompanhados pela equipe técnica do CER (assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta e pedagoga) e por familiares.

A assistente social Priscila Schacht Cardozo destaca a importância do fortalecimento dos vínculos familiares no processo de reabilitação e da inclusão das pessoas com deficiência nos espaços públicos de lazer, como é o caso da praia.

O CER tem a objetivo de assistir a pessoa com deficiência na integralidade de atenção à saúde, a fim de desenvolver o seu potencial físico, psicossocial, profissional e educacional. O programa atende cerca de 400 pacientes por mês dos municípios da AMREC e da AMESC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de fevereiro de 2017 às 16:06
Compartilhar Comente

Deixe um comentário