Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Andador elétrico auxilia na reabilitação de pessoas com deficiências no CER Unesc

Andador elétrico auxilia na reabilitação de pessoas com deficiências no CER Unesc
Universidade recebeu apoio do judiciário para a aquisição do equipamento Mais imagens

A Unesc adquiriu, por meio de uma parceria com o Poder Judiciário, um equipamento que vai auxiliar na reabilitação de pessoas com deficiências. O CER II (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc) recebeu um andador elétrico, que dá suporte na realização de treinos locomotores. O projeto, encaminhado pela Universidade recebeu o apoio, do judiciário, por meio da juíza responsável pela 2ª Vara Criminal do Fórum da Comarca de Criciúma, Débora Driwin Rieger Zanini. A juíza foi recebida na manhã desta quarta-feira pelo reitor Gildo Volpato, que agradeceu o apoio, e aproveitou para conhecer o equipamento.

Para o reitor, a chegada do equipamento vai agregar muito ao serviço que o CER oferece. “É uma contribuição enorme aos nossos pacientes”, destacou Gildo. A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, enfatizou os agradecimentos do reitor e a parceria com o Judiciário. “As parcerias nos fortalecem muito e ajudam a melhorar o que oferecemos a comunidade. O equipamento vai tornar mais eficazes os tratamentos em que o paciente não consegue produzir força muscular”, explicou.

A juíza Débora agradeceu o carinho e se colocou à disposição em projetos futuros. “Fico muito feliz. Mas ao fim fiz apenas meu papel. Para o que for necessário estarei sempre à disposição, principalmente com os resultados que vem sendo dado pela Unesc”, ressaltou.

Conhecendo o equipamento e suas vantagens

Estudos mostram que se obtém melhores resultados com treinos de marcha de sustentação parcial de peso, o que é possível com o andador, do que com treinos convencionais. Os benefícios estão relacionados ao aumento da força muscular, manutenção ou aumento da densidade óssea, diminuição da frequência cardíaca e melhora do condicionamento físico.

Além do reitor, da pró-reitora e da juíza, estiveram presentes os coordenadores dos cursos de Medicina e Odontologia, Glauco Fagundes e Renan Ceretta; o diretor do Departamento de Saúde, Diogo Copetti; a coordenadora de ensino da UNASAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Mira Dagostim; o gestor da Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), Michel Alisson da Silva; a coordenadora do CER, Lisiane Tuon; e a fisioterapeuta e a psicóloga do CER, Elaine Meler e a Tatiane Macarini.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de fevereiro de 2017 às 13:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário