Centro Especializado em Reabilitação - CER II

Unesc promove diálogos sobre saúde e direitos de pessoas com deficiência

Unesc promove diálogos sobre saúde e direitos de pessoas com deficiência
Guilherme Costa, cadeirante e medalhista paraolímpico, participa do evento Mais imagens

 

Um dia para promover conversas sobre a saúde e os direitos das pessoas com deficiência. O Encontro Regional Intersetorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, coordenado pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação da Unesc), em alusão ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (a data é celebrada no dia 3/12), contou com palestras, apresentações culturais e uma socialização de experiências com o medalhista paraolímpico de tênis de mesa, Guilherme Costa. A atividade ocorreu nesta sexta-feira (2/12), no Auditório Ruy Hülse.

“É fundamental provocar estas discussões. As pessoas precisam entender que só ações como essa vão modificar os cenários de vivência, dentro e fora da Universidade”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

“É realmente fundamental esta conversa. É um tema que não estamos preparados para enfrentar. Fico feliz de saber que aqui temos pessoas engajadas para mudar essa situação”, comentou o gerente regional de saúde, Diogo Copete.

Experiência paraolímpica

Guilherme Costa, medalhista paraolímpico de tênis de mesa pelo Brasil, trouxe um pouco de suas experiências. “Hoje eu não venho contar nenhuma história fictícia. Eu sou mais um, que, após tudo, recebi ajuda de poucos. E, foi esses poucos, que pararam para me assistir vencer. É dali que tiro forças para acordar pela manhã e sorrir”, ressaltou. Costa conquistou bronze no Rio 2016, após superar um atropelamento por um carro a mais de 100 km/h.

O medalhista também conversou com os presentes sobre a compreensão dos assuntos relacionados as deficiências e a promoção do protagonismo na conquista de seus direitos.

Superando obstáculos

O encontro buscou fomentar ideias de melhoria de qualidade de vida das pessoas com deficiência, como com Davi Ferreira Tereza, que há 16 dias perdeu uma das pernas em um acidente de moto. “O CER e eventos como este tem me ajudado. Antes mal me movimentava, não tinha vontade. E, agora, com a ajuda da Unesc, tanto na parte física quanto psicologa, já me sinto melhor para fazer as coisas”, contou.
A mãe, Sintia Ferreira, que acompanhou o filho no evento, também vê evolução. “Hoje ele já mostra mais vontade de se movimentar. Recebemos um ótimo tratamento aqui. As pessoas realmente se importam em ajudar e com o bem-estar dele e de cada um que busca ajuda. É realmente impressionante e muito bom ver pessoas assim”, complementou.

Encontro continua

O evento, que contou com o apoio da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Sude), da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Ciências e Educação) e da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), continua durante a tarde com mais debates e apresentações culturais sobre o tema. O Grupo X Libras da Unesc traduziu as trocas de informação. 

Pela manhã, o evento teve na sua mesa de abertura, além de Luciane e Copete, a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; a coordenadora do CER, Lisiane Tuon; o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Criciúma, Claudio Pacheco; o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes da Unesc), Marcos Machado, e a coordenadora do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Priscila Schacht.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

02 de dezembro de 2016 às 11:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário