PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Pesquisa Mental Covid entra em sua fase final de coleta de dados

Pesquisa Mental Covid entra em sua fase final de coleta de dados
Projeto desenvolvido em Criciúma e Rio Grande envolve Unesc e Furg (Foto: Arquivo) Mais imagens

A pesquisa na Unesc não para e já no início de 2021, a Universidade vai trazer para a população respostas importantes a respeito dos reflexos da pandemia na saúde física e mental. O estudo Mental Covid – Impacto da Covid-19 sobre a Saúde Mental da População” entrou na reta final de coleta de dados e a expectativa dos pesquisadores é que ainda em janeiro as entrevistas com moradores de mais 1.000 domicílios nos municípios de Criciúma (SC) e Rio Grande (RS), sejam concluídas. Os dados coletados entre outubro de 2020 e janeiro de 2021 serão comparados às informações obtidas em pesquisas realizadas nos municípios antes da pandemia. 

Entre os pontos que serão abordados pela pesquisa, estão a alimentação, a realização de atividades físicas, a qualidade de vida e qual o público mais afetado pela pandemia. O estudo é desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e foi contemplado em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). 

Na Unesc, a pesquisa é coordenada pelos doutores em Epidemiologia e professores do PPGSCol, Fernanda Meller e Antônio Augusto Schafer. Na Furg, a pesquisa tem como líder o doutor em Epidemiologia e professor do PPGCS, Samuel de Carvalho Dumith.

Segundo Schafer, a pesquisa vai servir também para avaliar o comportamento perante a Covid-19 em moradores de cidades de tamanhos similares a Criciúma e a Rio Grande, mas em estados diferentes. “A Unesc possui dados de 2019 e a Furg, de 2016 e basicamente a vida das pessoas não sofreu uma influência tão grande de um ano para outro. A diferença foi uma pandemia, algo pelo qual todos estão passando, independentemente do local em que vivem e da classe social”.

A escolha das residências a serem visitadas foi feita de forma aleatória, através de um sorteio e as entrevistas são realizadas com pessoas adultas e idosas. Em Rio Grande, a primeira etapa da pesquisa foi concluída recentemente e contou com 1.307 entrevistas. Em Criciúma, dos 600 domicílios sorteados, mais da metade já foi visitado – estima-se que ao final sejam realizadas mais de 600 entrevistas (o intuito é sempre entrevistar todos os moradores com 18 anos ou mais dos domicílios sorteados). Recentemente, a equipe de entrevistadores da Universidade recebeu o reforço de entrevistadoras da equipe da Furg, para colaborar com a coleta dos dados nesta fase final. 

Segundo Schafer, a população está sendo muito receptiva com os entrevistadores, o que é de extrema importância para o bom andamento desta fase da pesquisa. “O aceite para responder ao questionário é vital para a pesquisa. Tomamos muito cuidado em todo o treinamento dos entrevistadores e eles chegarão nas residências preparados e com todos os equipamentos de proteção individual exigidos para esta situação. Os moradores não terão nenhum contato próximo com a equipe e as entrevistas ocorrem fora da casa ou do apartamento, podendo ser até através do muro”, conta o professor da Unesc. “Mas seguimos pedindo a colaboração da comunidade, já que para conseguirmos ter a visão do todo de Criciúma, precisamos conseguir todas as entrevistas”, complementa. 

O pesquisador da Unesc explica que todas as informações coletadas na entrevista são armazenadas em um banco de dados, e serão acessadas na segunda fase da pesquisa, constituída pela análise dos dados. Posteriormente, as informações serão compiladas e entregues para o poder público dos municípios participantes da pesquisa, para colaborar na tomada de decisões na área da saúde coletiva. Além disso, o professor da Unesc lembra que a pesquisa irá ser o ponto de partida de artigos científicos desenvolvidos pelos alunos e professores do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade. 

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2021 às 09:16
Compartilhar Comente

Deixe um comentário