PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Discussão interdisciplinar marca início do Simpósio na Unesc

Discussão interdisciplinar marca início do Simpósio na Unesc
Segundo Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera iniciou na noite desta terça-feira (9/6) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc abriu oficialmente, na noite desta terça-feira (9/6), mais um grande evento com foco na discussão acadêmica de assuntos de interesse da comunidade. Trata-se do Segundo Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera, evento promovido pelo Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (Nupac -ST) da Universidade, que segue até a noite de quarta-feira (10/6).

A discussão que marcou o início do Simpósio possibilitou aos expectadores uma análise ampliada sobre a dor crônica e todas as suas vertentes no que diz respeito ao cuidado, a abordagens e tratamentos interdisciplinares. A temática foi debatida e abordada sob diferentes olhares pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Cristiane Tomasi; pela fisioterapeuta Maitê Carvalho; pelo médico intensivista da Dor, Henrique João; pela Cirurgiã Dentista Dor Orofacial e DTM, mestranda do PPGSCol, Júlia Niero Zanatta; pela nutricionista NUPAC-ST e mestranda em Saúde Coletiva pelo PPGSCol, Daniele Botelho; pela farmacêutica e epidemiologista do PPGSCol, Vanessa Iribarrem Miranda; pelo biomédico Acupunturista, Emanuel de Souza e pela psicóloga do Nupac e mestre em Saúde Coletiva do PPGSCol, Stephane Catharine Zavadil.

Os profissionais puderam, um a um, fazer suas considerações relativas as suas especialidades ligadas à temática da dor crônica e responderam questões dos espectadores. No segundo momento o Simpósio contou com a palestra “Práticas Integrativas Complementares (PICs) no Tratamento da Dor Crônica” ministrada pelo professor doutor Bernardo Ruiz Coutinho.

O vídeo completo da noite de evento transmitido pela Unesc TV continuará disponível para acesso ao conteúdo. 

Importância das reflexões

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de participar da abertura oficial do evento transmitido virtualmente para centenas de acadêmicos, profissionais da área da saúde e comunidade em geral.

Conforme Luciane, é uma satisfação e um grande orgulho acompanhar o envolvimento da comunidade acadêmica para a realização de discussões de alto nível como as proporcionadas pelo Simpósio. “Participar de momentos como esse, especialmente diante da situação em que estamos, me é muito satisfatório. Isso nos mostra claramente o tamanho da Universidade que temos. Uma Universidade que tem mostrado a sua importância, o impacto das suas ações para a vida das pessoas com incontáveis iniciativas dos nossos cursos, dos programas e dos trabalhadores”, salientou a reitora.

Programação para quarta-feira

Nesta quarta-feira (10/6) o evento segue com mais uma noite de programação. Desta vez serão abordadas as temáticas “Educação como estratégia terapêutica no cuidado da Dor Crônica” e “Modelos Biopsicossociais de Dor e Evidências de Intervenção”, ministradas sob comando da professora doutora Micheline Henrique Araraújo da Luz Koerich e do professor Doutor Jamir Sardá, ambos convidados pela comissão organizadora liderada pelo professor Willians Longen, mediador das conversas.

O segundo dia do Simpósio também tem programação gratuita e aberta à comunidade. Basta acessar o canal Unesc TV no YouTube a partir das 19h para acompanhar as palestras.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de junho de 2020 às 22:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário