PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Estudantes da Unesc colaboram com pesquisa internacional sobre saúde mental

Estudantes da Unesc colaboram com pesquisa internacional sobre saúde mental
Certificados de participação emitidos pela London School foram entregues aos alunos nesta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A primeira parte de um estudo na área de saúde mental desenvolvido por um grupo de  instituições do Brasil e da Inglaterra, do qual a Unesc faz parte, foi concluído recentemente e para marcar o feito, os 40 estudantes do curso de Medicina da Universidade que atuaram na revisão sistemática dos artigos, receberam nesta quinta-feira (12/3), o certificado de participação, emitido pela London School of Economics and Political Sciences (Escola de Economia e Ciência Política de Londres), coordenadora do estudo que tem o objetivo de desenvolver ferramentas para auxiliar a gestão na área de saúde mental e no atendimento para a população jovem. 

O projeto Mentalkit irá socializar evidências científicas para “guiar” a conduta do profissional de saúde e também auxiliar na gestão de serviços, para entender os custos e investimentos em saúde mental. Na primeira etapa, os alunos do curso de Medicina da Unesc realizaram a revisão sistemática em cerca de 70 mil publicações. 

A pesquisa é dividida em três pacotes de trabalho: revisão sistemática da literatura (parte que os alunos da Unesc estão participando); levantamento de dados de saúde mental em crianças e adolescentes e desenvolvimento de uma caixa de ferramentas, que deve ser um website e/ou um aplicativo, já estejam disponíveis de maneira pública. 

O estudo começou a ser desenvolvido ano passado e em novembro de 2019, profissionais das instituições parceiras estiveram na Unesc para oficializar a parceria com a Universidade e apresentar o projeto para a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma. Além da instituição inglesa e da Unesc, o estudo conta com a participação da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Segundo o professor do curso de Medicina e do Mestrado em Saúde Coletiva e agente de internacionalização da Unesc, Antônio Augusto Schafer, os alunos da Universidade participaram da seleção destes artigos, obedecendo vários critérios de inclusão e exclusão. “Nesta primeira fase, cerca de 40 alunos de Medicina da primeira, segunda e sétima fase participaram do estudo. Já estamos também selecionando estudantes para fazerem parte da segunda etapa, que é coletar os dados dos artigos selecionados para dar continuidade a essa revisão sistemática”.

A coordenadora do PPGSCol, Cristiane Tomasi, explica que na primeira parte da pesquisa, os alunos fizeram uma triagem dos artigos científicos publicados na língua portuguesa e inglesa, levando em conta o título e o resumo. Em seguida, os documentos foram encaminhados aos professores do Mestrado em Saúde Coletiva, que fizeram a validação do material. “Os alunos participaram da primeira etapa e quem passar para a segunda etapa vai fazer uma leitura mais profunda de dados dos artigos publicados”.

A acadêmica da terceira fase do curso de Medicina da Unesc, Thaís Marson Meneguzzo, participou da primeira fase do estudo e conta que vai se candidatar para a segunda. “Foi a minha primeira experiência com pesquisa e gostei bastante da experiência. Especialmente por envolver saúde coletiva, uma área que está ligada a profissão que escolhi”. 

Para a próxima fase do estudo, os acadêmicos da Unesc passarão por um treinamento com pesquisadores da Unesc e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. 

Na tarde desta sexta-feira (13/3), o grupo de alunos que realizará as próximas atividades passou por uma capacitação com o professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Antônio José Grande. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de março de 2020 às 17:57
Compartilhar Comente

Deixe um comentário