PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Mostra artística apresenta a (In)visibilidade do Sofrimento Psíquico no Puerpério

Mostra artística apresenta a (In)visibilidade do Sofrimento Psíquico no Puerpério
Obra é resultado de uma dissertação de Mestrado e está exposta na prefeitura de Criciúma (Fotos: Maria Duarte/Decom Prefeitura de Criciúma) Mais imagens

“Enxergar além dos protocolos”. Este é um dos objetivos da Mostra (In)visibilidade do Sofrimento Psíquico no Puerpério inaugurada na manhã desta sexta-feira (6/9) na Prefeitura Municipal de Criciúma. A mostra contém obras clássicas de artistas renomados que representam o sofrimento psíquico da mulher no período pós-parto, associadas aos resultados de uma dissertação do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc. A mostra ficará exposta até o dia 20 de setembro no local.

Esse produto foi organizado a partir dos resultados da dissertação da Mestra Suzamara Vieira, sob orientação da professora e coordenadora adjunta do PPGSCol, Doutora Fabiane Ferraz e co-orientação da Doutora Ingrid Perry.

Início da pesquisa

A pesquisa teve como objetivo analisar como os profissionais da Estratégia de Saúde da Família percebem o sofrimento psíquico de mulheres no puerpério e compreender como exercem sua atuação perante a saúde mental das mães.

Suzamara explica que o tema de pesquisa surgiu da inquietação ao acompanhar o puerpério de duas amigas e, como os profissionais da saúde atuavam frente ao sofrimento dessas mães. “Iniciamos com uma busca na literatura e observamos que muitas demandas falavam sobre o que a mulher sentia, mas não falava sobre como o profissional atuava e observamos que as equipes de profissionais não estavam preparadas para atender essas mães”, coloca.

De acordo com Fabiane, mesmo a integralidade da atenção ser um princípio do SUS (Sistema Único de Saúde), infelizmente, muitas das ações dos profissionais da saúde não se estruturam na lógica, pois seguem organizando as práticas a partir de ações fragmentadas, protocolares e centrada em patologias. “Muitas vezes, as mulheres em período pós-parto, ao procurar os serviços de saúde, os profissionais olham apenas aspectos estritamente biológicos, por exemplo, se ela está conseguindo amamentar, se o útero está involuíndo bem, qual método contraceptivo irá assumir, logo, não enxergam o que a mãe está sentido, como estão seus aspectos psicológicos, o que pode ser potenciais fontes de sofrimento, como é ter um filho, como está aprendendo a cuidar de uma criança, além da preocupação com os afazeres da casa, com o trabalho e como incluir o companheiro nas funções”, acrescenta a orientadora.

Da dissertação de mestrado a mostra como um produto

Mediante a sustentação da dissertação em dezembro de 2018, chamou atenção da banca, que as obras de arte selecionados pela Suzamara como epígrafes no início dos capítulos do trabalho representavam os problemas enfrentados pelas mães no período do puerpério. “Não eram obras de arte em que aparece uma mãe sorrindo ou alegre, sempre as obras representam uma dor, um cansaço ou um esgotamento”, acrescenta Fabiane. “Frente a isso, fomos instigados pela banca a construir como produto da dissertação a presente mostra”, acrescenta Suzamara.  

Em todas as obras encontra-se uma pergunta norteadora, acompanhada por depoimentos extraídos dos achados da pesquisa, que retratam e problematizam aspectos relacionados ao sofrimento psíquico de mulheres no pós-parto e a atenção dispensada pelos profissionais da saúde, ora a partir da lógica da psicopatologia, ora na lógica da atenção integral a saúde. Ainda, junto as obras de arte, encontram-se fragmentos textuais do referencial teórico sobre integralidade da atenção, que instigam reflexões sobre o processo de trabalho em saúde dispensado a puérperas, com vistas a dar visibilidade a esse tema.

Da invisibilidade para a visibilidade

Após o período em que a mostra ficará exposta na Prefeitura, a intenção é que seja exposta de forma itinerante nas UBS/ESF (Unidades Básicas de Saúde e Estratégias Saúde da Família) de Criciúma. “Isso é importante para que de fato possa ampliar o olhar dos profissionais sobre a importância da atenção integral considerando a saúde mental da mulher no período puerperal”, comenta Suzamara.

Ao todo são dez obras, cinco descrevem a lógica da integralidade da atenção vivenciada no processo de trabalho dos profissionais e cinco apresentam ações do serviço e dos profissionais organizadas estritamente na lógica da psicopatologia. “Desde modo, nosso objetivo é que os profissionais das Unidades possam ver as obras e despertar a consciência sobre o modo como estão atuando junto a esse público, compreendendo-a como uma ferramenta de educação permanente em saúde às equipes. A intenção é que todos os banners circulem em todas as UBS/ESF do município”, comenta Fabiane.

Lançamento da exposição

A mostra foi lançada junto à reunião mensal da Coordenação de Atenção Básica, que contou com a presença dos coordenadores Letícia Oliveira e Leandro Maffei, da responsável pelo Setor de Educação Permanente em Saúde do município, Ana Paula Aguiar Milanez. O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, também participou do ato. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de setembro de 2019 às 00:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário