PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Unesc recebe palestrante de renome internacional para aula inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde Mental

Unesc recebe palestrante de renome internacional para aula inaugural da Residência Multiprofissional em Saúde Mental
Auditório Ruy Hülse esteve lotado na noite desta sexta-fera (7/6) para o evento (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A história do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Unesc já começou com um capítulo de grande sucesso. Sua Aula Inaugural, realizada na noite desta sexta-feira (7/6), recebeu o professor doutor Paulo Amarante, profissional de renome internacional na área. O evento foi prestigiado por alunos de cursos de graduação na área da saúde, além de mestrandos e doutorandos, profissionais, professores e alunos da nova turma de Residência Multiprofissional, lotando o Auditório Ruy Hülse para ouvir os ensinamentos do visitante.

O encontro, teve como tema a trajetória Política da Saúde Mental no Brasil e os desafios atuais na área, sendo contextualizado através de toda a experiência do ministrante na luta pelas questões de saúde mental no país.

Entre as autoridades presentes no evento esteve a coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Criciúma, Ana Losso, também representando o secretário de saúde do município, Acélio Casagrande. Conforme Ana, a presença do professor Paulo enriquece de forma imensurável a discussão do assunto abordado. “A Universidade e a cidade ganham muito com a tua presença. A história de saúde mental em Criciúma vem em uma construção desde 2001 e sempre foi muito inspirada nos teus ensinamentos. Desta forma, me sinto muito honrada em tê-lo aqui, por tudo o que significas no Brasil e no mundo”, declarou ao visitante.

Conforme a coordenadora da nova residência, Dipaula Minotto da Silva, o início desta caminhada surgiu em um momento extremamente importante diante da realidade de todo o mundo, do país e também da região Sul. “É um grande presente para todos nós estarmos iniciando essa residência. Só temos a agradecer a idealização, a confiança e o incentivo da professora Luciane Ceretta, que nos convocou para esse projeto a partir do seu olhar especial para essa demanda”, destacou. Ainda em sua fala, a coordenadora fez questão de agradecer ao Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc, o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), os coordenadores dos cursos de graduação e, em especial, a presença do palestrante, que, conforme ela, aceitou o convite da Universidade mesmo com 12 viagens já agendadas a trabalho por todo o país neste mês.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a noite marca a superação de mais um desafio. “Posso dizer que trazer um palestrante como esse para a Aula Inaugural e implantar uma nova Residência Multidisciplinar é ousadia, é muito desafiador. Obter um resultado como esse só é possível quando se tem um coletivo segurando a onda, como temos aqui. Um grupo que se apropria do cenário de prática e procura fazer seus papéis nos seus espaços”, salientou.

O convite deixado pela reitora aos participantes foi de, diante de um cenário tão turbulento no que diz respeito à saúde coletiva, em especial à saúde mental, que cada um encontre o significado em tudo aquilo que fizer. “Sobretudo que sigamos conseguindo associar as nossas construções teóricas lá na prática tentando mudar a vida das pessoas. Busquem sempre transformar os cenários onde vocês estão. Sejam teóricos, filosóficos, é claro, mas sejam principalmente transformadores”, destacou.

A reitora foi homenageada e recebeu uma lembrança da Residência Multidisciplinar em Saúde Mental e Atenção Psicossocial por ser considerada a grande responsável pela idealização e concretização do curso.

Compuseram a mesa de autoridades do evento ainda a coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva e do Colegiado das Residências Multiprofissional, Lisiane Tuon; a coordenadora ajunta do PPGSCol, Fabiane Ferraz; a representante dos residentes do novo Programa de Residência Multiprofissional, Gabriela Valerin; e a vice-presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos.

Performance chama a atenção


O evento contou ainda com uma performance da atriz Priscila Leonor, com foco também nas questões de saúde mental. Priscila é também professora e fundadora do Priscila Leonor Espaço de Arte, em Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de junho de 2019 às 22:18
Compartilhar Comente

Deixe um comentário