PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Roda de conversa debate a formação crítica na saúde coletiva

Roda de conversa debate a formação crítica na saúde coletiva
Encontro reuniu professores, residentes, mestrandos e comunidade externa (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A sala 1 do bloco O da Unesc esteve lotada na tarde desta sexta-feira (7/6) para a roda de conversa promovida pelo PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc com o professor doutor e representante da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Paulo Amarante. O encontro teve como tema os diálogos em saúde mental e atenção psicossocial na formação crítica da saúde.

Entre os assuntos abordados no encontro estava a discussão entorno da história de vida de Amarante, dos trabalhos desenvolvidos pela Fiocruz de acordo com o tema, a rede pública de saúde, a luta antimanicomial e o debate epistemológico da saúde mental.  

De acordo com a professora do PPGSCol, Fabiane Ferraz, Amarante é um grande nome do assunto no país e é muito importante tê-lo na Universidade. “Consideramos que abrir um diálogo dessa magnitude na Universidade com tanta participação demonstra a importância de debater esse assunto”, comenta.

A pesquisadora e coordenadora adjunta na Formação de Saúde Mental da Fiocruz, Leandra Brasil da Cruz, também esteve no encontro. Amarante participará, na noite desta sexta-feira, da aula inaugural do da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, com o tema “A trajetória Política da Saúde Mental no Brasil e os Desafios Atuais”, às 19h30 no auditório Ruy Hülse. 

Homenagens na Unesc


Amarante é um renomado nome na pesquisa e atuação na saúde coletiva e mental. Além disso, foi um importante nome na construção do SUS (Sistema Único de Saúde) no país. O palestrante também tem seu nome e imagem eternizado na Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva, local de homenagens a pesquisadores do assunto, inaugurado ano passado na Unesc. 


Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de junho de 2019 às 22:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário