PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

“Potencialidades e Desafios para a Integralidade do Cuidado na Atenção aos Alunos com Necessidades Alimentares Especiais no Estado de Santa Catarina”

No dia 8 de fevereiro de 2019, o  PPGScol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) realizou a defesa de dissertação da mestranda Silviani da Silva Colares, intitulada “Potencialidades e Desafios para a Integralidade do Cuidado na Atenção aos Alunos com Necessidades Alimentares Especiais no Estado de Santa Catarina”. A pesquisa teve como objetivo analisar o serviço de assistência nutricional concedido aos alunos com necessidades alimentares especiais (NAE) vinculados às Secretarias Municipais de Educação do Estado de Santa Catarina e contou com a participação de 134 nutricionistas responsáveis pela alimentação escolar pertencente às diversas regiões do Estado. O estudo tratou-se de um método misto com delineamento concomitante de característica descritiva. O resultado da análise da assistência prestada aos alunos com NAE foi pautado na identificação das principais NAEs atendidas; fluxo de atendimento; percepção dos nutricionistas quanto a gestão, intersetorialidade e integralidade do cuidado. Com base nos achados da pesquisa, foi desenvolvido um material de orientação aos pais ou responsáveis pelos alunos com NAE e um fluxo de atendimento com o intuito de contribuir para a organização do serviço. O estudo demonstrou que o serviço de assistência nutricional concedido aos alunos com NAE necessita apresentar melhorias quanto a gestão em diferentes aspectos a fim de evitar agravos futuros e menor demanda no setor de saúde; que os nutricionistas devem elaborar e  implantar fluxos de atendimento de acordo com a sua realidade local; que a intersetorialidade deve ser incorporada por todos os envolvidos no atendimento desses alunos e a integralidade do cuidado deve fazer parte de todos os espaços que podem influenciar na saúde, ultrapassando o âmbito do SUS.

A banca foi composta pelos professores doutores Jacks Soratto (orientador), Fabiane Ferraz (UNESC), Ingrid Dalira Schweigert Perry (membro externo). 

Autor: PPGSCol

13 de fevereiro de 2019 às 10:20
Compartilhar Comente

Deixe um comentário