PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc com processo seletivo aberto

Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc com processo seletivo aberto
Programa segue com as inscrições até dia 14 de março (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

Profissionais com interesse em ampliar sua a área de atuação ou adquirir novos conhecimentos em saúde, têm na Unesc uma opção de realizar seu Mestrado. Está aberto o processo seletivo para o PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) da Unesc. As inscrições do programa seguem abertas até o dia 14 de março de 2019.

O objetivo principal do programa é formar profissionais comprometidos com a qualificação e inovação da gestão na saúde, além do foco no cuidado e na educação da população.

De acordo com a coordenadora do Mestrado, professora Cristiane Tomasi, ao ingressar no grupo o aluno poderá desenvolver tecnologias que tenham impacto no trabalho desenvolvido nas instituições de saúde, por exemplo hospitais e unidades de saúde, contribuindo para a consolidação do SUS (Sistema Único de Saúde).

“O programa destina-se à formação de mestres com competências para fazer a gestão do seu processo de trabalho. Permite ao profissional refletir e aprimorar as habilidades, incorporando ou criando novas tecnologias de gestão do cuidado”, comenta Cristiane.

Pesquisas de ponta

Atualmente, o programa oferece três linhas de pesquisa. A “Educação e Gestão do Trabalho na Saúde” busca estudar a relação entre a educação e a saúde, com foco na educação permanente e na gestão de trabalho.

Já a linha “Epidemiologia Aplicada em Serviços de Saúde” busca estudar e pesquisar epidemiologias relacionadas às doenças crônicas não transmissíveis. Por fim, a linha “Promoção da Saúde e Integralidade”, busca estudar a promoção da saúde como um dos elementos que compõe a prática da integralidade, operando com foco na produção do cuidado.

As pesquisas desenvolvidas pelos alunos do Mestrado, estão presentes nos mais variados temas. “Na área da gestão, são desenvolvidas pesquisas sobre o atendimento oferecido pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), segurança do paciente, educação permanente em saúde, satisfação e insatisfação no trabalho, e rede de atenção a pessoas com deficiência”, explica a coordenadora. “Já na área da epidemiologia, diversas pesquisas sobre temas como saúde da mulher e nutrição são desenvolvidas”, completa.

Além disso, a saúde do trabalhador também é tema das pesquisas, com diversos trabalhos sendo desenvolvidos com colaboradores das indústrias da região. “O Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador), que funciona nas Clínicas Integradas da Unesc, é um exemplo que desenvolve atendimento aos trabalhadores da região e é coordenado por um pesquisador do Mestrado”, acrescenta Cristiane.

Outro foco dos professores do programa, juntos aos alunos, é a busca por estudar problemas das realidades em que os profissionais atuam, assim contribuindo para o melhor atendimento à saúde da população.

Os interessados podem realizar inscrições na secretaria do PPGSCol, localizada na sala 13 do Bloco S. São aceitas também inscrições enviadas por correio, desde que a postagem dos documentos seja realizada até 8 de março.

A prova escrita será aplicada em 16 de março, já as entrevistas com os classificados para a segunda fase do processo ocorrerão entre 20 e 22 de março. O resultado final será divulgado dia 27 de março e as matrículas ocorrerão de 1º a 10 de abril.

Mais informações podem ser obtidas por meio do edital.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de fevereiro de 2019 às 15:34
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Yolanda Batoca Luamba

20 de fevereiro de 2019 às 15:41

Boa noite! Gostaria de saber se este curso funciona a distancia ou é totalmente presencial. Atensiosamente

Yolanda Batoca Luamba

20 de fevereiro de 2019 às 15:41

Boa noite! Gostaria de saber se este curso funciona a distancia ou é totalmente presencial. Atensiosamente

Deixe um comentário