PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Cultura de Segurança do Paciente é tema de dissertação no PPGSCol

Na última quarta-feira (19-12-2018) o PPGSCol concedeu o título de Mestre em Saúde Coletiva à Daniela Franzen Vigano, após a apresentação de sua dissertação.

O trabalho desenvolvido no Mestrado em Saúde Coletiva tem como Título: “CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: VISÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE” e foi orientada pela Professora Doutora Cristiane Damiani Tomasi.

Cultura de Segurança do Paciente é um tema que vem ganhando espaço na Atenção Primária em Saúde (APS), e essa pesquisa foi realizada com profissionais atuantes em Estratégias de Saúde da Família de um município do litoral gaúcho.

No estudo se identificou como potencialidades, ou áreas fortes em cultura de segurança aspectos relacionados à segurança do paciente, seguimento da assistência ao paciente, aprendizagem organizacional e percepção geral de segurança do paciente e qualidade do cuidado. Porém diversas fragilidades foram apontadas, como áreas com possibilidade de melhora, sendo elas pressão no trabalho e ritmo, treinamento da equipe, procedimentos estabelecidos na unidade, comunicação aberta, apoio dos gestores e avaliação global da segurança do paciente.

O estudo ainda aponta para a comunicação como uma área que merece atenção e intervenção na APS, ressaltando a importância de que as equipes de saúde e a gestão dos serviços ofertem espaços de discussão sobre segurança do paciente.

A banca examinadora foi composta pelas professoras doutoras Mira Dagostin (Membro externo ao PPGSCol) e Fernanda Oliveira Meller (PPGSCol-UNESC).

Autor: PPGSCOL

20 de dezembro de 2018 às 16:31
Compartilhar Comente

Deixe um comentário