PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Medicina Chinesa em pauta na Escola de Inverno da Saúde da Unesc

Medicina Chinesa em pauta na Escola de Inverno da Saúde da Unesc
Li Shih Min debateu com estudantes e profissionais da saúde (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Foi em 2003 quando se iniciou a construção da Política Nacional de Práticas Integrativas e complementares no SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil, a partir das diretrizes e recomendações a OMS (Organização Mundial da Saúde. Este ano, uma novidade, o Sus incorporou em seus serviços novas técnicas dessas práticas. Elas se referem ao uso de uma abordagem, que tem o intuito de promover a saúde e prevenir doenças.

A temática é o tema central da Escola de Inverno da Saúde da Unesc, evento promovido pelo Programa de Residência Multiprofissional. A palestra de abertura ocorreu na noite desta segunda-feira (9/7), ministrada pelo professor doutor da UFSC, Li Shih Min. Ele debateu com os presentes sobre “Medicinas Tradicionais e a Atenção Primária – Em uma Nova Cultura de Saúde”.

Segundo Li Shih Min, a medicina chinesa por exemplo, se preocupa em tratar o sujeito como um todo. “A medicina chinesa é baseada na teoria da energia vital do corpo (chi ou qi). Uma boa saúde depende de uma constituição individual, estado mental, meio ambiente e estilo de vida. É preciso ponderar de que forma tratar cada sujeito, um é diferente do outro”, comentou.

O encontro

O professor Leandro Fernandes Maffei, comentou que é importante debater uma nova cultura de saúde. “Hoje, apenas 30% do Brasil utilizam as Práticas Integrativas Complementares. Então a ideia é debater o assunto, e para isso, contamos com diversos profissionais da área, com oficinas, palestras e diversas atividades. É uma forma de difundir as praticas, para que elas possam ser utilizadas em nossa sociedade. As novidades contribuem com relaxamento, autoconhecimento e controle, tornando os procedimentos mais eficazes. Estes novos meios de cuidados vão passar a ser presentes no dia a dia do médico, do enfermeiro ou de outros trabalhadores que cuidam da saúde, tornando indispensável sua discussão”, afirma Maffei.

A Escola de Inverno é realizada todos os anos na Unesc e proporciona um espaço para discussão, reflexão e novos aprendizados sobre saúde, em suas diversas áreas de atuação.

Confira a programação (clique aqui)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de julho de 2018 às 21:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário