PPGSCol - Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (Mestrado Profissional)

Mestrado em Saúde Coletiva vive primeira defesa de dissertação

Mestrado em Saúde Coletiva vive primeira defesa de dissertação
Marcelo Moreira apresentou seu estudo em banca do PPGSCol nesta terça Mais imagens

A defesa de dissertação do mestrando Marcelo Aldrighi Moreira transformou-se em um momento marcante para o PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva - Mestrado Profissional) da Unesc. A apresentação, que ocorreu na manhã desta terça-feira (9/8), foi a primeira defesa do Mestrado em Saúde Coletiva. A dissertação abordou o tema “Acurácia da Ressonância Magnética do Diagnóstico de Câncer Bucal: Revisão Sistemática e Metanálise”.

O trabalho teve a orientação da professora doutora Priscyla Waleska Simões (presidente da banca) e a co-orientação da professora doutora Ingrid Dalira Perry. Fizeram parte da banca examinadora a professora doutora do PPGSCol da Unesc, Luciane Ceretta; o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFSC, Douglas Francisco Kovaleski, e o professor doutor da Unesc e do Serviço de Saúde da prefeitura de Içara, Renan Ceretta.

Durante a dissertação, o aluno trouxe reflexões sobre o câncer de boca, que é o sexto tipo mais comum no mundo, e a Ressonância Nuclear Magnética Dynamic Contrast Enhanced, que é, conforme a pesquisa realizada por Moreira, o procedimento de maior precisão para o diagnóstico de câncer bucal. Esse procetimento é um método não invasivo e acurado de apoio ao diagnóstico de câncer de boca. Dessa maneira, a utilização desse tipo de ressonância seria importante como parte do protocolo de pré-tratamento e acompanhamento de pacientes no SUS.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de agosto de 2016 às 11:53
Compartilhar Comente

Deixe um comentário