Direito

Tecnologia conecta mestrandos da Unesc com México e Colômbia

Tecnologia conecta mestrandos da Unesc com México e Colômbia
Programa de Pós-graduação em Direito promoveu aula inaugural internacional(Foto: Reprodução/Agecom) Mais imagens

O Programa de Pós Graduação em Direito da Unesc (PPGD) está exportando conhecimento e transpondo fronteiras. Nesta segunda-feira (18/10) foi realizada a primeira aula em parceria com o mestrado em Direitos Humanos da Universidade Autônoma de San Luis Potosí (UASLP) no México e com a Universidade Autônoma Latino-americana (Unaula) de Medellín, na Colômbia.

Via Google Meet, os acadêmicos assistiram a aula proferida em espanhol dentro da disciplina Derecho Humanos, Pensamiento Crítico y Constitucionalismo Latinoamericano. A aula remota durou cerca de quatro horas e foi dirigida pelos professores Lucas Fagundes e Antônio Carlos Wolkmer. O professor Lucas é coordenador de Internacionalização do PPGD da Unesc e professor convidado das duas instituições parceiras, do México e Colômbia. O professor Wolkmer coordena o PPGD.

Para o professor Lucas, essa é uma experiência única entre três programas de mestrado em Direitos Humanos de diferentes países. “Estamos realizando essa experiência conectando Brasil, Colômbia e México para debater sobre a questão dos direitos humanos entre os países e os estudos e pesquisas que estão sendo desenvolvidos. Os mestrandos participantes fazem parte do convênio internacional que pretende intercambiar conhecimentos e práticas entre as Universidades participantes. Enfim, é uma importante atividade de colaboração internacional sobre Direitos Humanos no contexto latino-americano”, avaliou.

Quatro eixos temáticos e duas derivações permearam o conteúdo apresentado pelo professor Wolkmer aos mestrandos. O primeiro tópico abordou a temática “Para um marco teorico e em estudio del Derecho” (Um quadro teórico no estudo do Direito). O segundo eixo tratou de “La modernidad occidental y la formación del derecho” (Crises e novos paradigmas no Direito) e encerrou explicando Teoria crítica y Derecho (Teoria crítica e o Direito).

A programação continua nesta terça-feira (19/10) com “Críticas libertadoras”, conteúdo ministrado pelo professor Lucas Fagundes. Na quarta-feira (20/10), “Antropologia jurídica del dolor y corrientes críticas del Derecho”, com a professora Diana Molina, da Unaula. Na próxima segunda-feira (25/10), o professor Juan Paulo Acosta, da Unaula, apresentará “Los Derechos Humanos desde una perspectiva crítica en clave relacional” e “Derechos Humanos y twail: una aproximación latino-americana”. Os últimos encontros serão na terça-feira (26/10) com os professores Guilhermo Bustamante (UASLP) e a aula de encerramento, na quarta-feira (27/10) com o professor Alejandro Rosillo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de outubro de 2021 às 14:10
Compartilhar Comente

Deixe um comentário