Direito

Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus

Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus
Programa João Paulo Messer realizou programa especial nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc vão às urnas nesta terça-feira (13/11) para escolher os novos representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Na manhã desta segunda-feira (12/11), o campus recebeu o primeiro debate entre os candidatos à presidência pela chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, o acadêmico de Direito Alexandre Bristot e pela chapa “Representa Mais”, o estudante do curso de Direito Nícolas Crispim.

A iniciativa foi do programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, que ocorreu das 9 às 10 horas no palco do Quintas Culturais, no hall dos blocos XXI. Nesta segunda-feira, a partir das 20h30, a Junta Eleitoral realizará um debate entre os candidatos, no mesmo local.  A chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, tem como candidata a vice-presidente a aluna de Psicologia, Suzel Ramos. Já a “Representa Mais”, tem como vice-presidente a estudante de Letras, Paula Martins.

A votação ocorre das 8 às 22 horas em diversos locais no campus e cerca de 9 mil estudantes estão aptos a participar. A posse da nova diretoria ocorrerá em 1° de dezembro de 2018, na sede do DCE, às 18h30. O mandato da nova diretoria será de um ano.

Debate

O debate durante o programa João Paulo Messer foi dividido em três blocos. Os candidatos tiram dois minutos para se apresentar; responderam duas perguntas sorteadas de cinco feitas por um professor, um ex-professor, um acadêmico, um egresso e uma pessoa da comunidade, puderam fazer questionamentos para o oponente e deixaram uma mensagem aos acadêmicos da Universidade. As falas foram por ordem de sorteio.

O candidato à reeleição, Alexandre Bristot, afirmou que muitas pessoas querem fazer uma gestão que una cada vez mais os estudantes e abranja cada vez mais ideias. “Entendo que fizemos uma gigantesca gestão, que errou um pouco sim, e fez autocrítica. Mas conquistou muita coisa. Além dos auxílios, encaminhamento das bolsas, de redução de taxas, até questões mais pessoais dos acadêmicos como renegociação de dívidas e conversar com professores para resolver problemas. Fizemos uma gestão de portas abertas, que sempre esteve atenta, sempre conversou com todo mundo e por isso tem o crédito e pede oportunidade de continuar”.

Crispim afirmou que todo o trabalho e propostas foram definidos por meio de uma construção coletiva. “O processo eleitoral está sendo muito saudável e é assim que deve ser o movimento estudantil. Queremos estar à frente da gestão para uma nova forma de movimento estudantil. Na chapa temos muitas pessoas novas no DCE, mas com experiência em CA (Centro Acadêmico), e que desenvolvem pesquisa, atuam em projeto de extensão e que querem fazer a diferença. Oferecemos a nossa força de vontade para a defesa das demandas dos acadêmicos”. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de novembro de 2018 às 14:44
Compartilhar Comente

Deixe um comentário