Pós-Graduação

Unesc é palco de discussão sobre Marketing Online e Offline

Unesc é palco de discussão sobre Marketing Online e Offline
Palestra com o especialista Celso Ricardo Salazar Valentim foi promovida pelo setor de Pós-graduação (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Uma retrospectiva completa de diversas ferramentas que nortearam o trabalho no marketing e a comunicação de forma geral nos últimos 20 anos pôde ser acompanhada por quem participou da palestra “Marketing ON ou OFF?” promovida pelo setor de Pós-graduação da Unesc na noite desta quinta-feira (11/04). O evento marcou a Aula Inaugural da turma do curso de Especialização em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais da Universidade e foi comandado pelo profissional Celso Ricardo Salazar Valentim.

Com a sala lotada de alunos e profissionais interessados em aprender e refletir sobre o marketing na atualidade, Celso destacou, ano a ano, as ferramentas que fizeram parte da construção da comunicação. Conforme o palestrante, o que fica evidente é que os meios de se comunicar mudam, mas o objetivo principal de todos eles são sempre o mesmo: transmitir mensagens e promover, de fato, a comunicação entre os seres humanos. “É claro que estamos passando por uma revolução. Todos os dias coisas novas são lançadas. Porém, o que não podemos esquecer é que o ser humano em si, o foco de tudo isso, muda muito pouco ao longo do tempo. Não muda, por exemplo, o desejo de se comunicar, de interagir, de se exibir e se mostrar”, comentou.

Entre as adaptações necessárias na abordagem de marketing na atualidade, Celso citou o entendimento de duas questões principais: a complexidade e a velocidade do mercado. “Tudo é muito mais rápido. Há dez anos não tínhamos muita coisa que temos hoje, assim como há cinco anos. E como daqui dois anos já teremos infinitas outras coisas ao nosso alcance. No trabalho isso se reflete na necessidade de dinamismo. É preciso adotar o conceito de velocidade, já que não temos mais janelas de tempo tão grandes para planejamento e execução”, completou.

A parte positiva de tamanha rapidez nas mudanças, para Celso, é a possibilidade de a qualquer momento um profissional conseguir criar uma ferramenta ou ideia que logo seja capaz de competir com grandes marcas e alcançar milhares de pessoas. “Hoje em dia, começar o trabalho primeiro nem sempre é vantagem. Muitas vezes quem começa primeiro perde um tempo com os erros que uma segunda empresa já não irá enfrentar”, destacou.

O futuro

Após fazer a retrospectiva sobre as transformações sentidas nas últimas décadas, o palestrante concluiu avaliando que o futuro do marketing na prática é o que já acontece na atualidade. “Já estamos no futuro e, com essa construção que vimos, podemos perceber que não é On ou Off. Eles são complementares. O real e o virtual precisam um do outro para construírem as ações. É difícil ou até impossível encontrar um negócio que não precise dos dois aspectos para se sustentar”, salientou.

Para a coordenadora do Setor de Pós-graduação da Unesc, Elenice Padoin, é válido acrescentar as palavras “Velocidade” e “Complexidade” na questão de as mudanças do mercado abrirem também possibilidades. “Esse cenário em constante modificação é realmente muito desafiador para todos nós, mas, por outro lado, ele nos abre infinitas portas para aprendermos e usá-lo da melhor forma”, destacou.

Conforme Elenice, o evento serviu para que sementes fossem plantadas no pensamento de cada um dos presentes. “Essa discussão é muito rica e nos faz voltar ao trabalho amanhã pensando em tudo o que podemos fazer, o que ainda falta conhecermos para irmos além”, completou.

O setor de pós-graduação atendeu, após o evento, os interessados em fazer a inscrição para o curso de Especialização em Gestão de Marketing e Estratégias Digitais e está à disposição para outros esclarecimentos por meio do telefone (48) 3431-2626.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de abril de 2019 às 22:03
Compartilhar Comente

Deixe um comentário