Núcleo de Empreendedorismo

Ciclo do Plano de 60 dias é encerrado com compartilhamento de resultados

Ciclo do Plano de 60 dias é encerrado com compartilhamento de resultados
Acadêmicos da oitava fase do curso de Administração atuaram como consultores de nove empresas ao longo dos últimos dois meses (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Nove empresários da região tiveram a oportunidade de voltar seus olhares de forma estratégica aos seus negócios, aos objetivos e aos caminhos a serem trilhados para a chegada a eles. Foi por meio do projeto Plano de 60 dias, do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que, de forma gratuita, os participantes mergulharam em um processo de consultoria com foco na prosperidade dos seus negócios.

Como reforço de peso para as equipes das empresas estiveram acadêmicos da oitava fase do curso de graduação em Administração da Universidade, dedicados, nos últimos sessenta dias, a identificar problemas e soluções das organizações.

Os dez encontros realizados de forma híbrida sob comando dos professores Diogo Morais e Nícola Martins serviram para uma imersão nas empresas e reunião de esforços para a proposta de alternativas para dores. Em cada uma das pequenas empresas participantes os envolvidos identificaram processos a serem aprimorados com a ajuda dos acadêmicos.

Para as empresárias Aline Aguiar e Letícia Figueiredo, da agência Canyons do Sul, de Praia Grande, um dos entraves do negócio estava na organização financeira. “Tínhamos esse gargalo no processo financeiro e recebemos grande ajuda dos meninos, que se tornaram nossos amigos, para destravar esse problema. É muito importante ter alguém de fora do nosso ambiente analisando e enxergando questões que nós, que estamos imersas na empresa, não tínhamos percebido e são fundamentais para o sucesso do negócio”, destacou.

O acadêmico Luiz Paulo Batista Marques é um dos integrantes da equipe que atendeu a agência de Aline e Letícia. O direcionamento de soluções financeiras para o controle mais detalhado das empresárias, para ele, foi uma grande oportunidade de aprendizado. “A participação no Plano de 60 Dias é de grande valia para nós, acadêmicos, ao trazer a prática à realidade do mercado. Para a empresa que participa também é muito importante, pois colabora no enfrentamento de algumas dificuldades vividas no dia a dia do negócio, o que é possível ajustar com a consultoria dos estudantes. Acredito ser uma excelente iniciativa da Unesc em prol da comunidade”, pontua o estudante.

Para Eliezer Cardoso, que empreende na Vanner Assessoria e Consultoria de Marcas desde 2018, a participação no Plano 60 Dias foi realizada em um momento em que seu negócio precisava de foco. “Foi fundamental ter pessoas pensando o negócio comigo. Já é a terceira vez que participo de atividades nesse sentido na Universidade e pretendo voltar mais vezes, pois é algo que nos acrescenta demais e nos traz motivação. Indico a todos os empresários que participem também e tenham um apoio sem medidas para seus negócios”, comentou em agradecimento ao empenho de seus consultores.

Projeto de tradição

O Plano de 60 Dias vem sendo aplicado na Unesc desde 2014 com uma metodologia criada no próprio ambiente da Universidade. A dinâmica exclusiva do curso de Administração da Unesc já oportunizou viradas de chave em negócios de toda a região e faz parte de um dos passos da Jornada Empreendedora, série de projetos do Núcleo de Empreendedorismo.

Para Diogo, professor da disciplina desde sua implementação, essa é uma forma de o conhecimento acadêmico beneficiar a comunidade, a economia e o desenvolvimento socioeconômico da região. “Quantas histórias transformadoras e motivadoras acompanhamos por aqui. Este semestre foi mais um grande exemplo do potencial colaborativo dos nossos estudantes e da troca que possibilitamos com a sociedade”, acrescenta orgulhoso.

Mais informações sobre o Núcleo de Empreendedorismo e todos os seus projetos, entre eles o Plano de 60 Dias, podem ser consultadas no site https://www.unesc.net/portal/capa/index/473. O Núcleo atende pelo telefone (48) 3431-4528 e email ne@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 20:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário