Núcleo de Empreendedorismo

PDL Jovem da Unesc inicia atividades com estudantes do Ensino Fundamental de Siderópolis

PDL Jovem da Unesc inicia atividades com estudantes do Ensino Fundamental de Siderópolis
Alunos da Escola José do Patrocínio desenvolveram atividades dentro da temática protagonismo juvenil (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Desenvolvimento de Lideranças (PDL Jovem) da Unesc trouxe novidades neste primeiro semestre de 2020. O projeto de extensão vinculado ao Núcleo de Empreendedorismo da Universidade desenvolve, pela primeira vez, atividades com alunos do Ensino Fundamental. Também, é a primeira experiência da iniciativa de forma online. Criado em 2015, o programa havia realizado até então, ações voltadas a alunos do Ensino Médio. Em 2020, o trabalho nas áreas de empreendedorismo social e desenvolvimentos de líderes, está sendo feito com os 512 estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Escola José do Patrocínio, de Siderópolis.  

Os alunos, com idades entre 10 e 17 anos, participaram recentemente de uma aula síncrona (online em tempo real) com professores da Unesc que os convidaram a trabalhar o protagonismo juvenil, temática proposta pelo Governo do Estado para as escolas neste ano. Além disso, o PDL Jovem vai abordar em suas ações, projeto de vida. Segundo a coordenadora do programa, Cristiane Dias, o “Encontraço – Encontro com Abraço”, em ambiente virtual, marcou o lançamento do PDL Jovem na Escola José do Patrocínio e a partir disso, os alunos iniciaram as atividades, que se estenderão nos próximos meses. “Lançamos a #euparticipodopdljovem e desafiamos eles a postarem imagens e vídeos mostrando como está a rotina deles na quarentena e o que estão fazendo enquanto protagonistas para conseguir fazer as atividades escolares. Tivemos um resultado maravilhoso nas redes sociais. Lançamos a hashtag para que eles entendessem que nesse momento precisavam ser protagonista, tomarem iniciativa e que com essa postura, eles iriam colaborar com a escola, com os pais e com os professores”, explica.

A cada três semanas de atividades escolares, a quarta será com a participação do PDL Jovem, de maneira online e desenvolvida em parceria com os professores da escola. Divulgação de possibilidades de bolsa, de ingresso no curso superior, orientação para o mercado de trabalho e conhecimento das diferentes profissões e projeto de vida estão entre os assuntos que serão abordados. “Pensamos em levar o projeto de extensão para o Ensino Fundamental para oportunizar aos alunos que já começassem a ter um olhar para o futuro profissional, quais cursos fariam e como chegariam ao ensino superior. Um dos objetivos é que o jovem interfira de maneira positiva na comunidade e para isso, ele precisa ter acesso a informações, ao conhecimento”.

A professora da Unesc explica que o PDL Jovem está dividido em duas etapas. A primeira aborda a descoberta das competências, qualidades e suas características individuais para o mercado de trabalho. A segunda parte consiste em simulação de uma entrevista de emprego, elaboração de currículo e debate sobre os caminhos que podem levar cada um ao mercado de trabalho. Para o desenvolvimento das atividades, o PDL Jovem utiliza ferramentas da área de Administração voltadas para planejamento de carreira, valores pessoais e empreendedorismo. “Temos alunos que passaram pelo projeto e hoje estão fazendo curso superior, trabalhando em empresas da região. Para nós é uma felicidade ver que o PDL está agregando à vida desses jovens”.

Cristiane comenta que o período de distanciamento social exigiu a adaptação das ações presenciais para online, e que o novo cenário está sendo de aprendizado. “Neste momento do isolamento o PDL vai para a escola para ajudar. Já estamos planejando levar esta experiência para outras escolas de Educação Básica da região e mesmo quando retornarmos ao trabalho de forma presencial vamos manter atividades online, para esses alunos perceberam a importância da tecnologia como aliada ao ensino”.

Reconhecimento de alunos e professores participantes

A diretora da Escola José do Patrocínio, Luciana de Souza Bettiol, afirma que o PDL Jovem é um parceiro importante no trabalho de educação. Segundo ela, o projeto colabora para o desenvolvimento de habilidades como liderança, respeito e compromisso e orienta os estudantes a lidarem com os problemas e procurarem soluções. “O projeto é muito importante porque dá autonomia para os estudantes serem protagonistas da sua aprendizagem, serem mais comprometidos com a sua educação, com a escola, com a família e a sociedade como um todo”.

Ao longo dos cinco anos de existência, o PDL Jovem atuou em várias escolas. No Cedup Abílio Paulo, por exemplo, alunos do Ensino Médio como Júlio César de Oliveira Motta, tiveram contato com informações sobre empreendedorismo e possibilidades para acesso ao ensino superior e mercado de trabalho. Para ele, o programa criou um espaço confortável para a troca de experiências e a produção do conhecimento. “Com certeza nós todos vamos levar os aprendizados do PDL para o a nossa vida, seja no lado pessoal ou no profissional”, afirma.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de maio de 2020 às 13:55
Compartilhar Comente

Deixe um comentário