Núcleo de Empreendedorismo

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo

Parceria entre Unesc e Cedup prepara jovens para o futuro por meio do empreendedorismo
Projeto formou mais de 300 adolescentes em três anos de atividades (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Despertar o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região, é o objetivo do Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Jovens Lideres: Empreendedores Sociais e Promotores de Direitos Humanos), realizado pela Unesc em parceria com o Cedup (Centro de Educação Profissional Abílio Paulo) de Criciúma. De terça a quinta-feira (16/10 a 18/10), ocorre o encerramento das atividades desenvolvidas desde fevereiro de 2018 com alunos do curso Técnico em Administração, do Cedup. A conclusão dos trabalhos deste ano ocorre com uma apresentação teatral da obra “O Monge e o Executivo”, adaptada pelos estudantes.

Com lições de vida, família e liderança, os 150 participantes alcançaram o objetivo do projeto. “Eles compreenderam o que buscamos desde o início nas aulas. Ao auxiliar o jovem a assumir seu papel de líder na sociedade, podemos garantir um futuro próspero, com decisões mais assertivas e iniciativas que contribuirão com a vida em coletivo”, afirma a professora e coordenadora do PDL Jovem, Cristiane Dias.

Processos de aprendizagem

O projeto iniciou em fevereiro, junto ao ano letivo do Cedup, e atuou em três fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre educação, direitos humanos e questões ligadas a relações interpessoais. Na segunda parte, foi a vez de falar sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos. Na etapa final, os participantes iniciaram a preparação da peça teatral.

Cristiane explica que, em 2018, o Projeto recebeu um importante reforço e conseguiu ser mais completo em educar para o futuro. “Tivemos um ganho essencial neste terceiro ano. Ao passar a fazer parte do curso Técnico em Administração pudemos trabalhar de forma interdisciplinar, expandindo os conhecimentos compartilhados e realizando uma abordagem mais completa ao longo das aulas”, destaca.

A atividade final também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH (Programa Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos) e o CER (Centro Especializado em Reabilitação).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2018 às 15:54
Compartilhar Comente

Deixe um comentário

Ouça o que está escrito