Núcleo de Empreendedorismo

Parceria com o Núcleo de Empreendorismo busca transformar Morro da Fumaça em um celeiro de artes

Parceria com o Núcleo de Empreendorismo busca transformar Morro da Fumaça em um celeiro de artes
Associação de Artesãos Olaria das Artes conheceu proposta do novo modelo de negócios Mais imagens

Transformar Morro da Fumaça em um celeiro de artes está cada vez mais perto de se tornar realidade. Após firmar parceria entre a Associação de Artesãos Olaria das Artes e a Unesc, por meio do Núcleo de Empreendorismo, na última quinta-feira foi a vez de apresentar a proposta do novo modelo de negócios para os nucleados e parceiros da Olaria das Artes.

“É a primeira vez que se tem a oportunidade de transformar Morro da Fumaça em um celeiro de artes. O sonho tem ganhado forma. Não só um comércio e escola, a Olaria tem o propósito de impulsionar o turismo local e se tornar referência no segmento de cerâmica artística”, destacou o presidente do Sindicer (Sindicato da Indústria de Cerâmica Vermelha), Sérgio Pagnan. A Olaria das Artes está ligada ao Sindicer, sediado em Morro da Fumaça.

Duas linhas de atuação

O modelo de negócio que foi aprovado pelos nucleados trouxe duas linhas de atuação para a instituição, a escola e o núcleo produtivo de obras em cerâmica artística. A escola oferecerá formação para o aprimoramento técnico, humano, profissional e social para os participantes, que inclui os cidadãos de Morro da Fumaça e cidades vizinhas. O núcleo produtivo de obras em cerâmica artística tem como proposta de valor a criação de peças exclusivas, originais, sofisticadas e funcionais que remetem a recordações.

“Quando temos um sonho é preciso batalhar para torná-lo realidade. Esse é o propósito de um modelo de negócio, uma ferramenta que organiza o sonho e permite a clareza de como é possível torná-lo em realidade. A Unesc não medirá esforços, dentro da sua competência institucional, para apoiar a Olaria das Artes na concretização desta proposta de negócio. Também é preciso o apoio incondicional do poder público para investir no projeto e demais parceiros, pois no coletivo ė que conseguimos ir mais longe. O próximo passo para o sucesso do modelo de negócio é desenvolver projetos para viabilizar as propostas apresentadas”, comentou a professora Gisele Coelho Lopes, coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

A diretora de Cultura de Morro da Fumaça, Rosângela Pagnan Maragno, informou que já estão se articulando apoios ao desenvolvimento turístico do município. Entre elas, atividades que vão trazer parcerias para a Olaria das Artes.

Valorização

A artista Teresa abandonou sua profissão de cabelereira para se dedicar à cerâmica artística. “Vejo os cidadãos de Morro da Fumaça despertando aos poucos a atenção para a existência da Olaria das Artes. Antes o ofício era pouco reconhecido na região”, contou. Ela acredita ser fundamental essa interação com a comunidade. “Os nucleados apostam no desenvolvimento sociocultural e econômico que este modelo de negócio apresentou”, comentou.

O professor João Rieth, coordenador do curso de Design da Unesc, também marcou presença no evento e destacou que já existe um envolvimento forte do curso com a Olaria das Artes, inclusive na modalidade de estágios. Nos próximos passos do projeto haverá o envolvimento de alunos desenvolvendo propostas de coleções artísticas para potencializar o valor de mercado dos produtos produzidos na Olaria.  

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de abril de 2017 às 10:42
Compartilhar Comente

Deixe um comentário