Comércio Exterior

Peiex recebe chefe de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em SC

Peiex recebe chefe de Difusão Regional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial em SC
Integrantes do Programa de Qualificação para Exportação tiveram encontro com Araken Alves de Lima na última semana (Fotos: Mayara Cardoso e Milena Nandi) Mais imagens

Representantes das empresas participantes do Peiex (Programa de Qualificação para Exportação) –  uma iniciativa da Apex-Brasil, que no estado de Santa Catarina é desenvolvida em parceria com a Unesc, tiveram uma oportunidade especial na noite no dia 17 de outubro. Eles puderam aprender lições com o chefe de Difusão Regional do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) em Santa Catarina e doutor em Economia Aplicada, Araken Alves de Lima, em encontro na Universidade. A vinda do representante do INPI tem o apoio da Open Market Comércio Exterior. O Programa conta ainda com a parceria do Genint (Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) e dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Instituição.

Na oportunidade exclusiva com as empresas do Peiex, Araken destacou questões como a fundação do INPI, sua missão e atribuições no Brasil, entre elas o registro de marcas, de desenhos industriais, de indicações geográficas, de programas de computador e de topografia de circuitos integrados, além da concessão de patentes e averbação de contratos de franquia empresarial e das distintas modalidades de transferência de tecnologia.

Diante das funções do Instituto, Araken apresentou ainda avaliações como a necessidade de o país atentar para questões como: aumentar sua competitividade industrial em relação ao mercado internacional, diversificar seu mercado e criar sinergias associadas a novos negócios. “Tudo isso está relacionado a um necessário processo de internacionalização das empresas brasileiras”, acrescentou.

O representante do INPI realizou ainda uma apresentação aberta ao público sobre o tema “Propriedade Intelectual e Inovação”, na manhã do dia 18 de outubro.

O palestrante

Formado em Ciências Econômicas e especialista em Economia Agroindustrial, Lima é mestre em Desenvolvimento Econômico e doutor em Economia Aplicada. Desempenhou as funções de Coordenador Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação, coordenador de Pesquisa e Educação em Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento e coordenador geral da Academia da Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento.

Lima também é professor e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI e docente voluntário permanente do Programa de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação da UFSC.

Sobre o Peiex

O Programa de Qualificação para Exportação é oferecido pela Apex-Brasil para empresas iniciem o processo de exportação de forma planejada e segura. Durante os diálogos, são levantados questionamentos sobre a comercialização internacional:  minha empresa está pronta para exportar? Qual é a melhor forma de fazer meu produto chegar a determinado mercado? Como deve ser a negociação com o comprador internacional? Como formar o preço do meu produto para outro país? Devo exportar diretamente, ou fazer uso de uma comercial exportadora?

O Peiex é implementado em todas regiões do país, por meio de parcerias da Apex-Brasil com universidades, parques tecnológicos ou fundações de amparo à pesquisa ou federações de indústria. Chamadas de entidades executoras do programa, elas são responsáveis pela aplicação da metodologia do programa na qualificação de empresas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de outubro de 2019 às 09:17
Compartilhar Comente

Deixe um comentário