Unesc em Dança 2015

Unesc em Dança: Bailarino fala sobre a liberdade de subir ao palco

Unesc em Dança: Bailarino fala sobre a liberdade de subir ao palco
Giovani Candiotto vai participar do festival, que está com inscrições abertas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

As cortinas se abrem, as luzes se acendem, o palco vibra e é ali que ele se torna completo. O estudante do curso de Administração da Unesc Giovani Candiotto é bailarino desde os 10 anos de idade. Quando questionado sobre o que ele sente ao dançar uma palavra resume: Liberdade. O aluno participa da Cia de Dança Unesc e será uma das atrações do Unesc em Dança, que vai reunir artistas de diversos estados nos dias 16 e 17 de outubro em Criciúma. O festival está com inscrições abertas até terça-feira (22/9).

Candiotto conviveu com a arte da dança desde muito pequeno, por acompanhar o trabalho de sua mãe Viviane Candiotto, que é bailarina e professora. Ele afirma que sempre houve uma vontade inconsciente de dançar e que o desejo aflorou nas Danças Urbanas. “A dança para mim é um refúgio, é uma linguagem, uma forma de comunicação. Ali se tem liberdade para se expressar sem a necessidade de usar palavras, você é liberto para dizer de inúmeras formas quem você é”, comentou o estudante. 

O bailarino já participou de inúmeros encontros de dança, um deles foi o Festival de Dança de Joinville, que ocorreu em Junho. “Já havia participado do festival como cursista, mas como bailarino é completamente diferente. É uma experiência que todos os bailarinos deviam buscar, o evento é um ótimo lugar para o crescimento pessoal, justamente por ser o festival de referência do Brasil, e ser o maior do mundo”, contou Candiotto

Sobre o Unesc em Dança, o estudante afirma que, por ser um festival não competitivo, une os grupos e estimula a troca de conhecimento. “A ideia do Unesc em Dança é essa, é fortalecer o contato entre os bailarinos participantes, sem colocações nem premiações. É uma proposta muito interessante e uma oportunidade única de mostrar nosso trabalho e nosso amor por essa arte. Não somos nós bailarinos que estamos na dança, ela já está em nós, isso nasce conosco”, afirmou.

O evento


O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.

Mais informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de setembro de 2015 às 07:45
Compartilhar Comente (2)

2 comentários

Viviane Candiotto

17 de setembro de 2015 às 15:20

A arte é mágica por si só! Emocionada pela sensibilidade do bailarino. Parabéns Gigio!

Amalhene

17 de setembro de 2015 às 11:37

Excelente bailarino! Criativo, inteligente, sensível , contemporâneo...e melhor ainda, nosso acadêmico Unesc! Bolsista cultural do Setor Arte e Cultura Unesc. Parabéns Giovani Búrigo!

Deixe um comentário