Ciências Contábeis

O CONTADOR E O COMBATE ÀS FRAUDES E A LAVAGEM DE DINHEIRO

Em continuidade a XXVII Semana Acadêmica, o curso de Ciências Contábeis da Unesc e o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal - NAF, promoveram na manhã deste sábado (21/11), a palestra que tratou do tema - O Contador e o Combate às Fraudes e a Lavagem de Dinheiro. A palestra foi conduzida pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Rogerio Adriano Castelpoggi Penna e mediada pelo Coordenador do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF, professor Leonel Luiz Pereira.

Os participantes da palestra tiveram a oportunidade de entender que o papel do contador, além de gestor burocrático da área fiscal e tributária, também é conselheiro que transmite confiança e assertividade para os clientes e empresas. O palestrante enfatizou que o contador bem informado evita que os clientes e as empresas sejam alvos de fraudadores.

Aconteceram interações com várias perguntas de estudantes como:

Gustavo Simões (8ª fase) sobre o planejamento tributário abusivo. Isso seria a exploração de lacunas na lei decorrente da elaboração delas? E como  a receita federal trata esses casos, visto que a princípio isso não seria ilegal?
Guilherme Da silva Skalee - a falta de entendimento nas normas e leis é um determinante para a aplicação da fraude?
Erikis Salvador (3ª fase) - se a empresa(sócios) consegue acompanhar a quitação correta de tributação?
Nycellen Garcia (8ª fase) - como funciona o compartilhamento de informações entre a RF e o COAF? A receita inicia a investigação e solicita informações da base de dados do COAF? Ou o COAF primeiro gera o Relatório de Inteligência Financeira e envia para RF e assim inicia a investigação?
Douglas Moraes (8ª fase) - O contador ético decide não compactuar a ideia da sonegação da empresa que é responsável técnico. Decide recusar e assim é forçado a sair da empresa para ela fazer com outras pessoas (outro contador). Além do sigilo, o contador "demitido" consegue algum benefício para sustentar sua família até encontrar um novo emprego?

O evento contou com a presença e participação de ilustres convidados como:

Rúbia Albers Magalhães - Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - CRC SC.
Saulo Figueiredo Pereira - Auditor-Fiscal, Delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis.
Odimar Alves - Assistente na RFB-Florianópolis

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis, representada pela professora Milla Lúcia F. Guimarães e o professor Manoel V. Menegali, agradece, a comunidade acadêmica pela participação e interação, ao professor Leonel L. Pereira pela organização e mediação do evento e em especial ao Rogerio Adriano Castelpoggi Penna pela excelente palestra.

Muito obrigado

Evento mediado por tecnologia via google meet com a presença de aproximadamente 143 pessoas

21 de novembro de 2020 às 18:33
Compartilhar Comente

Deixe um comentário