Ciências Contábeis

Ciências Contábeis da Unesc promove mais uma edição do Salão de Iniciação Científica

A iniciação científica se faz presente da trajetória acadêmica dos cursos de graduação na Unesc, e no curso de Ciências Contábeis não é diferente. O  5º SIC (Salão de Iniciação Científica) reuniu estudantes da primeira e sexta fase, que compartilharam conhecimentos e resultados obtidos durante pesquisas desenvolvidas no semestre. Foram dois dias de apresentações e mostra de banners científicos, na terça-feira (21/7) e quarta-feira (28/7), tudo via Google Meet.

Ao todo, foram 22 trabalhos compartilhados, 15 da primeira fase, com o tema “Práticas Contemporâneas da Gestão”, e sete da sexta, com o eixo “Governança nas Empresas Familiares”. Para a professora Ana Paula Silva dos Santos, um dos pontos a ser evidenciado é a inserção científica surgir logo na primeira fase da graduação e acompanhar os estudantes nos anos seguintes. “Ficamos bastante admirados com o resultado. Por mais que tenha sido um trabalho feito à distância, mediado por tecnologia, tivemos bons resultados, com pesquisas aplicadas em empresas”, destacou.

A estudante Julia Bortoluzzi e sua equipe, acadêmicos da primeira fase, desenvolveram um trabalho sobre empoderamento, principalmente da mulher dentro da área de atuação das Ciências Contábeis. Pouco tempo após a conclusão do SIC, a aluna conta já relaciona seu objeto de estudos a outros aspectos da sociedade, como em uma palestra sobre racismo, que enriqueceu a experiência. “Além de produzir a pesquisa científica, acabamos trazendo este tema para o nosso dia a dia. São assuntos que por muitas vezes não gostamos de falar, porque são delicados. Com certeza acrescenta muito para a nossa formação”, afirmou

Durante as apresentações, o evento reuniu uma média de 80 a 90 espectadores. A proposta do SIC é dar evidência à prática da interdisciplinaridade dos estudantes do curso de Ciências Contábeis, aproximando a teoria aprendida em sala de aula com o cotidiano empresarial e tornando perceptível as relações do ensino e da pesquisa. Ao participar deste desafio, os acadêmicos também ampliam suas redes de relacionamento com empresários da região.

Os estudantes da Unesc foram avaliados pelos egressos do curso: Carolina Citadin Milaneze, Eduardo Tramontin Castanha, Januário José Monteiro e Priscila Ugioni Duarte Bordini.  A turma de primeira fase foi conduzida pela professora Ana Paula e a sexta pelo professor Sérgio Mendonça da Silva.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de julho de 2020 às 17:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário