Ciências Contábeis

Gestão Pública e Gestão Privada: Desafios em tempos de pandemia

Gestão Pública e Gestão Privada: Desafios em tempos de pandemia
Temáticas fazem parte do tema central e foram abordadas em diferentes momentos na primeira noite da Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Mais uma vez a problemática da sociedade e os conhecimentos acadêmicos foram unidos em prol do compartilhamento de informações e aprendizados da comunidade acadêmica e da comunidade externa. Dessa vez a temática foi voltada ao “Futuro da Gestão Pública e Privada nos novos Tempos”, assunto que norteou o encontro virtual desta segunda-feira (27/7) e norteará ainda toda a programação da semana na Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas da Unesc.

A ação é realizada de forma integrada entre os cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos com protagonismo dos estudantes.

O evento iniciado nesta segunda-feira segue até sexta-feira (31/7) com programação que reúne nomes regionais, estaduais e nacionais na abordagem de assuntos que vão de encontro à temática geral, sob diferentes vieses. A abertura da Jornada contou com palestras dos convidados, Agenor Daufenbach Júnior, administrador e advogado, e João Carlos Medeiros, coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, abordando as gestões privada e pública, respectivamente, em tempo de pandemia.

A noite de abertura contou ainda com cerimônia virtual com a presença da reitora Luciane Bisognin Ceretta; do vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve; da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, assim como dos coordenadores e presidentes dos Centros Acadêmicos dos cursos envolvidos e da presidente da comissão organizadora e acadêmica da quinta fase do curso de Administração, Gabrielle Cardoso Machado

Aulas sobre gestão

As experiências de Agenor Daufenbach Júnior e João Carlos Medeiros formaram uma noite de extenso aprendizado para as centenas de espectadores que acompanharam o primeiro dia de evento. A transmissão, feita ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, pode ser assistida a qualquer tempo e compartilhada como forma de propagar as informações abordadas.

Dentre as informações divididas com o público, Daufenbach destacou a importância de as empresas olharem para os aspectos básicos e pilares fundamentais para sua organização. “Nós vamos sair e superar essa crise, mas empresas precisam fazer o dever de casa. Entre esses deveres, sempre digo, é lembrar que as organizações não precisam de caviar, mas precisam, sim, de arroz com feijão”.

Entre o básico que por vezes é deixado de lado, aspecto citado por Daufenbach, estão casos de “mão de obra ineficiente, sem mínimo controle de custos financeiros e por vezes apegadas a velhas práticas apenas de amizade, falta de planejamento estratégico e financeiro de médio e longo prazo, entre diversos outros exemplos”, salientou o convidado.

No que diz respeito à gestão pública, entre as palavras de ordem, conforme João Carlos, estão: coragem e ação. “A pergunta é ‘O que o gestor deve fazer neste momento?’ e a resposta só pode ser agir utilizando as ferramentas para alcançar a finalidade de garantir a todos a dignidade humana, a saúde, a vida”, colocou o palestrante.

Confira o vídeo completo da primeira noite de Jornada Integrada das Ciências Sociais Aplicadas:

Programação completa

A Jornada Integrada segue com a abordagem de temáticas atuais ao longo de toda a semana. No segundo dia, terça-feira (28/7), o assunto “O novo essencial para o mercado de trabalho: o que as organizações esperam?” será apresentado pelo Ceo da Marisol S.A, Giuliano Donini, a partir das 19h30. Em seguida, Leandro Beninca, profissional responsável pelo maior escritório brasileiro de educação financeira - Messes Investimentos, traz a palestra “PF e Microempreendedores: orientações financeiras durante e pós Covid-19”. O evento ocorre a partir das 21 horas.

Na quarta-feira (29/7), a partir das 19 horas, Igor Drudi, uma das maiores referências em inovação do Brasil, fala sobre o tema “O Design estratégico e as organizações Data Driven: uma nova abordagem para a gestão de negócios".

Ainda nesta noite o evento contará com uma mesa redonda sobre “Reflexões e desafios sobre o mercado internacional: Uma leitura dos impactos da pandemia” na noite de quarta-feira, às 20h30. O grupo de profissionais participantes é formado pela administradora habilitada em Comércio Exterior Bruna Martins Silva, que atua como inside sales e business developer no âmbito internacional; o administrador habilitado em Comércio Exterior e monitor do Núcleo Operacional PEIEX (Programa de Qualificação para Exportação) Criciúma, membro do Grupo de Pesquisa GENINT (Grupo de Pesquisa Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais) – Unesc, Valdir Scarduelli Neto; a graduada em Relações Internacionais e Business Administration pela Florida Atlantic University e especialista de Comércio Exterior e Negócios Internacionais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Mariana Wajsman Nedeff, e a coordenadora Comercial na Marco Polo Multimodal, Suzana de Souza Ares.

Na quinta-feira (30/7) a Mesa Redonda levantará a temática “Recuperação econômica no cenário nacional e mundial no âmbito privado” por meio do debate entre o economista Formado em Economia Empresarial e Controladoria pela Universidade de São Paulo, Caio Augusto; o economista, consultor e colunista da CBN Recife, Ecio Costa e o economista Chefe da Nova Futura Investimentos, Mestre e Doutor em Economia pela FGV, Pedro Silveira.

No último dia de evento, sexta-feira (30/7), dessa vez pela manhã, às 10h, o assunto será “Gestão de Pessoas nos Novos Tempos - relacionando inteligência Emocional e as soft Skills, premissas para os futuros profissionais nas organizações”. O tema será abordado pelo Diretor da VP de Inovação e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Nelson Bittencourt.

À noite, às 20h, o encerramento da Jornada será ministrado pelo vereador da cidade de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, sobre “O jovem, a transformação e o engajamento: eles ocupam a cidade em tempos de excepcionalidade”. Cunha tem formação na área de Tecnologia da Informação, é pós-graduando em Gestão de Projetos pela Esalq/USP e mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Cursou “Educação na Primeira Infancia” e “Combate as Drogas” como bolsista na Universidade de Zurique, na Suíça. Faz parte da RAPS, Livres e é Líder Público Lemann.

As inscrições seguem abertas pela plataforma Doity e os interessados podem acompanhar as novidades pelo perfil @jornadaintegradacsa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de julho de 2020 às 22:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário