Ciências Contábeis

Artigo publicado do estudante egresso Eduardo Pacheco

Artigo publicado do estudante egresso Eduardo Pacheco
Mais imagens

O estudante egresso do Curso de Ciências Contábeis da Unesc, Eduardo Pacheco, conseguiu aprovar a publicação do seu Artigo (TCC) na Revista de Auditoria, Governança e Contabilidade – RAGC.

Dados da publicação: RAGC, v.8, n.32, p.117-131/2020

http://www.fucamp.edu.br/editora/index.php/ragc/article/view/2010

A coordenação do Curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza Eduardo e o seu orientador, Professor Sílvio Parodi Oliveira Camilo por essa conquista.

Artigo

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS REQUERIDAS NA CONTRATAÇÃO DE AUDITORES PROFISSIONAIS EM INÍCIO DA CARREIRA

Eduardo Pacheco

Sílvio Parodi Oliveira Camilo

RESUMO

A literatura tem apontado a necessidade de qualificação mais intensiva desses profissionais do campo. Profissionais de auditoria necessitam de capacidades técnicas e de certas competências inerentes as suas atividades. Este estudo objetiva analisar categorias e competências mais exigidas por empresas de auditoria externa na contratação e execução de trabalhos na carreira profissional. Na metodologia, utilizou-se uma abordagem quantitativa com objetivos descritivo e exploratório. O procedimento técnico empregado foi o levantamento (survey), com amostra composta por 67 profissionais, responsáveis pela contratação, atuantes em empresas de auditoria externa no Brasil. O estudo foi operacionalizado mediante análise multivariada de dados por meio de análise fatorial. Os resultados demonstraram que as categorias compostas por Competências Especificas, Competências Técnicas de Gestão, Competência Intelectuais e a Característica Básica têm mais relevância na contratação. Os resultados podem auxiliar empresas de auditoria no processo de planejamento de contratação de auditores iniciantes. Igualmente, contribuir com a grade curricular dos cursos de Ciências Contábeis no sentido de desenvolver ementas de disciplinas com aderência aos requisitos de mercado.

13 de maio de 2020 às 11:43
Compartilhar Comente

Deixe um comentário