Ciências Contábeis

Egressa do curso de Ciências Contábeis da Unesc tem artigo publicado em revista internacional

A egressa do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Celma Inês Alfredo, em parceria com a sua orientadora, a Profª Dra. Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, tem artigo publicado em revista internacional.

A egressa Celma, aproveitou o seu período de férias de 2018 para aplicar pessoalmente a pesquisa com 12 contadoras angolanas residentes na cidade de Luanda (capital de Angola).

O artigo desenvolvido por Celma, é oriundo do seu TCC e tem com título o “Empoderamento Feminino: Estudo com Profissionais Contadoras Angolanas”  e foi publicado no mês de março na revista International Journal of Advanced Engineering Research and Science (IJAERS).

A coordenação do curso de Ciências Contábeis da Unesc parabeniza a egressa Celma Inês Alfredo e sua orientadora e agradece por essa importante contribuição no campo da pesquisa de Ciências Contábeis.

Resumo do artigo - Empoderamento é o ato de dar ou conceder poder a alguém. Empoderamento feminino é dar poder à mulher para que ela tenha capacidade e força de vontade para lutar por seus direitos, igualdade e sua emancipação pessoal e profissional. Este trabalho tem por objetivo compreender o contexto atual da profissional contadora focalizando o fenômeno do empoderamento. Na revisão da literatura, abordou-se sobre (des)igualdade de gênero, empoderamento e empoderamento feminino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas realizadas com doze profissionais contadoras angolanas. Acerca dos resultados, quanto ao acesso à profissão as entrevistadas tiveram o apoio de seus familiares; estão em bom ambiente de trabalho; mas tiveram e têm uma trajetória difícil para estarem nos lugares em que se encontram; tiveram e ainda têm diferenças salarias em relação aos colegas do sexo masculino. Muitas delas possuem boa autonomia financeira e gostariam que fosse melhor e dizem que há pouca valorização como mulher nas empresas. Sobre a formação, elas acreditam que o Curso de Contábeis as ajudou muito, inclusive se sentem mais competentes na execução de suas atividades.

Link de acesso à publicação: https://ijaers.com/complete-issue/IJAERS-Mar2019-Issue-Complete-Issue(v6i3).pdf

17 de abril de 2019 às 14:58
Compartilhar Comente

Deixe um comentário