Território Paulo Freire

Capacitação de Lideranças encerra com atividade sobre segurança pública e meio ambiente

Capacitação de Lideranças encerra com atividade sobre segurança pública e meio ambiente
Encontro ocorreu no último sábado na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Segurança Pública” e “Direito a um Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado” foram os dois últimos temas abordados pelo projeto de extensão “Capacitação para a Cidadania: o Empoderamento de Lideranças Comunitárias ”. O encontro de encerramento da formação ocorreu no último sábado (08/7), na Unesc. Ministraram a capacitação o sargento Júlio Cesar de Oliveira, comandante comunitário da Polícia Militar na Grande Santa Luzia, e o professor José Carlos Virtuoso, integrante da equipe extensionista.

Durante sua exposição, o policial militar apresentou uma série de informações sobre causas de delitos e como eles podem ser prevenidos. Por mais que seja impossível evitar que roubos ou assaltos ocorram, Oliveira destacou que a adoção de algumas estratégias pode contribuir para a redução. Segundo ele, as pessoas devem tomar cuidados como não tirar a visibilidade na frente de suas casas, ou deixá-las com a impressão de abandonadas. “Conhecer os vizinhos próximos também ajuda a interpretar a presença de estranhos nas imediações das residências”, comentou Oliveira, além de lembrar a importância de os moradores participarem do projeto “Rede de Vizinhos”, de ajuda mútua pela segurança.

Já o professor Zeca Virtuoso, lembrou aos participantes o artigo 225 da Constituição Federal de 1998, de que todos têm direito a um meio ambiente equilibrado e saudável, como também o dever de protegê-lo e preservá-lo. “No entanto, é preciso compreender melhor esta relação com a natureza, para que cada um possa fazer sua parte. Somos elementos do mundo natural e precisamos internalizar este fato, pois quando degradamos o ambiente, prejudicamos a nós mesmos”, enfatizou.

O projeto, que compõe o Programa Território Paulo Freire, abrange lideranças comunitárias do bairro Nova Vila Progresso e de outras localidades próximas. A coordenação é da professora Renise Melillo Zaniboni, com a participação das acadêmicas bolsistas Jaíni Pizoni Baldissera e Letícia Boeira Back, do curso de Direito.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

10 de julho de 2017 às 20:00
Compartilhar Comente

Deixe um comentário