Tecnologia em Jogos Digitais

Jogos Digitais da Unesc: opção para qualificação em área em ascensão

Jogos Digitais da Unesc: opção para qualificação em área em ascensão
Alunos encontram no curso a possibilidade de trabalhar com o que se identificam Mais imagens

Fliperama, realidade virtual, Trivia, online e outros tantos estilos de jogos fizeram e ainda fazem parte da diversão de crianças, jovens e adultos de todo o mundo. Porém você já se imaginou fazendo parte deste jogo? Ou melhor, já imaginou criando um novo jogo? Essa é uma das possibilidades oferecidas pelo curso em Tecnologia em Jogos Digitais da Unesc.

Criado em 2014, o curso tecnólogo é composto por quatro fases e tem dois anos e meio de duração. Seu objetivo é capacitar profissionais para a criação e desenvolvimento de games e protótipos para a sociedade. “É um curso voltado para a linha de desenvolvimento de software, em que os acadêmicos trabalham com criação, juntando a arte, áudio, vídeo e imagem”, comenta a coordenadora Ana Claudia Garcia Barbosa.

Entre as disciplinas que compõem o curso, estão o desenvolvimento de software de realidade virtual e animação. Conforme Ana Claudia, o aluno sai capacitado como um desenvolvedor ou projetista de jogos para desktop e para celular.

Desenvolvimento diferenciado

Uma das linhas de criação do curso, é o desenvolvimento de jogos educacionais. “O aluno desenvolve jogos para a área educação e para a área da saúde, através dos conhecidos serious games, que são jogos com caráter educacional e que transmitem conhecimento ou servem para treinar as pessoas”, explica.

Para isso, entre as disciplinas abordadas dentro do curso, estão ainda os desenvolvimentos de jogos Indie, que são jogos pensados para um único desenvolvedor, jogos individualizados, a utilização de motores de jogos Engine, através da plataforma Unity 3D, o editor Construct 2 e as linguagens de programação Scratch e C Sharp.

Outras atividades desenvolvidas pelo curso são os estudos através de realidade virtual. “Realizamos, por exemplo, softwares para construtoras da região para que elas possam oferecer a possibilidade de o cliente visualizar um apartamento por dentro através do desenvolvimento de realidade virtual, antes mesmo de ele estar construído”, comenta.

Diferenciais

Ao trabalhar diretamente com a tecnologia, de acordo com a coordenadora, o curso também é um fomento para o desenvolvimento regional. “Trata-se de nova linha de formação profissional para uma região Sul de Santa Catarina. A Universidade está trazendo uma nova visão, um olhar mais profissional para o assunto e que pode beneficiar os negócios do Sul”, explica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de agosto de 2019 às 19:07
Compartilhar Comente

Deixe um comentário