Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

PPGCA e LabPGT organizam minicurso de Revisão Sistemática e Análise Bibliométrica

PPGCA e LabPGT organizam minicurso de Revisão Sistemática e Análise Bibliométrica
Mais de 80 pessoas participaram do evento, entre alunos e pesquisadores de outras instituições(Fotos: Divulgação) Mais imagens

Para atender aos alunos de doutorado, mestrado e de iniciação científica do Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial (LabPGT), o mestrando Volmar Madeira, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), organizou um evento com o tema “Revisão Sistemática e a Análise Bibliométrica de literatura”. O professor Dr. Guilherme Elias (colaborador do PPGCA), abordou o propósito de integrar quantitativos para referenciar pesquisas.

A revisão sistemática é um tipo de estudo que busca orientar a elaboração dos projetos de pesquisa, indicando quais os rumos das investigações que estão sendo realizadas e quais os métodos de pesquisa que foram utilizados na área até o momento. Enquanto a análise bibliométrica busca mensurar a contribuição do conhecimento científico nas publicações de determinada área/tema.

O objetivo foi apresentar a metodologia da Revisão Sistemática e Análise Bibliométrica para a realização das suas pesquisas. Neste contexto, buscou-se propiciar aos mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-graduação da Unesc e pesquisadores, o uso da revisão sistemática para investigar o estado da arte sobre o tema de sua pesquisa. E assim, poder identificar, avaliar, eleger e resumir as evidências relevantes sobre o tema objeto da pesquisa.

Os participantes estiveram empenhados em aprender nas atividades de pesquisa por referências bibliográficas. O assunto é parte fundamental no trabalho acadêmico que demanda rigor em termos de busca, seleção e tratamento de dados.

O encontro, em sua primeira edição, despertou o interesse coletivo. Mais de 80 pessoas se inscreveram, inclusive de outras instituições, envolvendo pesquisadores dos Programas de Pós-graduação da Unesc (PPGCA, PPGE, PPGCEM, PPGCS, PPGD e PPGDS), pesquisadores da UFRGS (POSGEA e PPG Ecologia), UFSC (PPGTIC), Bibliotecárias da FURB, bem como, alunos, egressos e professores dos Cursos de Graduação da Unesc.

A coordenação do evento ficou a cargo do Professor Dr. Nilzo Ivo Ladwig, do Laboratório de Planejamento e Gestão Territorial – LabPGT, e dos integrantes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais. Devido à grande demanda, os organizadores estudam em agendar uma nova data, para ampliar esta formação com módulos avançados e mais complexos.

[gallery ids="7668,7669,7670,7671,7672,7674,7675,7676,7680,7681,7682"]

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de junho de 2021 às 15:11
Compartilhar Comente

Deixe um comentário