Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial

Doutoranda em Ciências Ambientais da Unesc participa do Geodesign South America 2019

Doutoranda em Ciências Ambientais da Unesc participa do Geodesign South America 2019
Aluna do PPGCA apresentou trabalho no evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A aluna do doutorado em Ciências Ambientais da Unesc, Thaise Sutil, participou do Geodesign South America 2019, em Florianópolis, de 11 a 13 de dezembro. Na ocasião, a estudante do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) apresentou o trabalho intitulado “O Geodesign como Plataforma para o Zoneamento: Estudo de Caso da Área de Proteção Ambiental do Rio Maior”.

Além de Thaise, o trabalho tem a autoria de Danrlei De Conto, Juliana Debiasi Menegasso, Nilzo Ivo Ladwig e Ana Clara Mourão Moura. O estudo é fruto do workshop “Geodesign: Futuros Alternativos para a APA do Rio Maior”, que ocorreu entre os meses de maio e junho de 2019 na Unesc e contou com a presença de alunos de graduação, pós-graduação, técnicos municipais e representantes do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.

O Geodesign South America tem o objetivo de reunir pesquisadores da América do Sul para trocar seus conhecimentos e experiências no uso de tecnologias de informação e geoinformação como suporte ao planejamento de uma ampla gama de escalas territoriais.

O evento foi organizado pelo Laboratório de Geoprocessamento da Udesc representado pelo professor doutor Francisco Henrique de Oliveira, pelo Laboratório de Geoprocessamento da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais, representado pela professora doutora Ana Clara Moura Mourão e pelo Laboratório de Pesquisa em Planejamento e Gestão Territorial da Unesc, representado pelo professor doutor Nilzo Ivo Ladwig. A iniciativa teve o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil de Santa Catarina, e Sociedade Brasileira de Cartografia.

As atividades em Florianópolis contaram com a presença dos professores doutores Carl Steinitz (professor emérito de Harvard), Alenka Poplin (Iowa State University), Brian Orland (University of Georgia) e Michele Campagna (Università degli studi di Cagliar).

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2019 às 13:40
Compartilhar Comente

Deixe um comentário