Ciências Biológicas - Bacharelado

Ciências Biologicas da Unesc comemora 50 anos

Ciências Biologicas da Unesc comemora 50 anos
Evento virtual foi realizado no dia Dia do Biólogo (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

A história cinquentenária do curso de Ciências Biológicas da Unesc foi resgatada na noite desta quinta-feira (3/9), com a presença do primeiro coordenador, Alfredo Veiga Neto, homenagens, entrevistas e lembranças. Na data escolhida para o evento, 3 de setembro, é comemorado o dia Dia do Biólogo. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu a todos os personagens desta história, e reafirmou a importância de cada momento de superação e empenho dos alunos, professores e profissionais em nome da Universidade. “São histórias de vida construídas em nossa Instituição. 50 anos de nosso curso, um momento incrível, repleto de conquistas, profissionais formados, fomento à educação por meio de dois mestrados, e muitos contextos que levaram esta graduação a ganhar o mundo”, evidenciou. 

Na lembrança do primeiro coordenador do curso, professor Veiga Neto, os desafios desde a fundação, em março de 1970. Com relatos de movimentos contrários a sua criação, preconceitos, atrasos de salário, falta de estrutura e equipamentos, tudo isso começou a mudar com a transferência de instituição de ensino, em uma  acolhida da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma). “Eu confesso que não me dei conta que já se passaram 50 anos. Meia década de tempos heróicos. Foram lutas gloriosas, repletas de desafios. Ao fim, podemos dizer que foi uma grande vitória, acompanhada de grandes pessoas e de importantes momentos”, afirmou.

Jairo José Zocche, coordenador atual do curso, também abordou a trajetória do curso, e contou que a graduação deixou de ser Ciências Biológicas, passando a ser um curso de Biologia. Anos depois, com a volta a modalidade de Licenciatura, voltou a ser o que é hoje. “Em 2014 também nos aventuramos e abrimos o curso de Bacharelado, um sonho antigo da Instituição. No ano que vem, completamos 40 anos desta modalidade. Temos uma trajetória de muita dedicação em nome do curso e da Unesc”, destacou. 

Hoje a realidade do curso é diferente. Já tendo formado mais de 1.770 profissionais e professores, têm uma estrutura de ponta, corpo docente qualificado e suporte de uma Universidade avaliada com nota máxima pelo MEC (Ministério da Educação). “Um momento ímpar em nosso curso, a qual tenho muito orgulho e gratidão em fazer parte. É uma história linda que deve ser partilhada”, evidenciou a professora do curso e organizadora da noite, Mainara Figueiredo Cascaes.

Homenagens da noite 

Uma surpresa foi preparada para a noite de comemoração. Ao ser chamada para contar sua história, a egressa e professora do curso, Vanilde Citadini-Zanette, não esperava pela homenagem prestada pelos seus estudantes e colegas. O momento, anunciado para ser um vídeo direcionado aos professores, na verdade foi feito para ela, que com um sorriso agradeceu. “A Unesc é a minha segunda casa. Meus filhos estudaram na Universidade. Aqui fiz e dediquei grande parte da minha vida. Sou uma pessoa e profissional eternamente grata pelas pessoas que comigo aqui estiveram e pelos momentos vividos”. 

O evento também teve uma citação em homenagem aos primeiros egressos do curso, entrevistas com alguns personagens e outros vídeos com resgates históricos. 



Ingresso com bolsa de estudos na Unesc

As matrículas estão abertas para o segundo semestre de 2020 na Unesc, e os interessados em cursar Ciências Biológicas podem ter bolsa de estudos de até 100%. Para saber mais sobre o ingresso e as possibilidades de bolsa, entre em contato com o Setor Comercial, no WhatsApp (48) 9 99150433 ou telefone (48) 3431-2500.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de setembro de 2020 às 21:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário