Ciências Biológicas - Bacharelado

PROFESSORES E ALUNOS DA UNESC INICIAM ESTUDOS SOBRE A FAUNA DE MORCEGOS DO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA

PROFESSORES E ALUNOS DA UNESC INICIAM ESTUDOS SOBRE A FAUNA DE MORCEGOS DO PARQUE NACIONAL DE APARADOS DA SERRA
Fernando Carvalho Mais imagens

Professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do curso de Ciências Biológicas da UNESC, realizaram entre os dias 11, 12 e 13 de setembro, a primeira campanha de amostragem de três projetos sobre a fauna de morcegos do Parque Nacional do Aparados da Serra, na cidade de Praia Grande. Os estudos serão desenvolvidos pela mestranda do PPG-CA, Beatriz Lima e pelos graduandos, Luana Biz e Gabriel Preuus, orientados pelos professores Dr. Jairo José Zocche e Dr. Fernando Carvalho, ambos pesquisadores do Laboratório de Ecologia de Paisagem e de Vertebrados da UNESC. Os estudos contam com apoio logístico do ICMBIO e apoio financeiro do Programa Grupos de Pesquisa da UNESC, Programa de Iniciação Científica da UNESC, da CAPES e do Programa Demanda Espontânea FAPESC/2015.

Os estudos abordaram a “Influencia da obstrução da vegetação do sub-bosque na composição da assembleia de morcegos frugívoros”; “Dinâmica de ectoparasitos de morcegos” e; “Assimetria flutuante em populações de morcegos no sul de Santa Catarina”. Estes trabalhos resultaram em uma dissertação de mestrado e dois trabalhos de conclusão de curso (TCC). Nessa primeira campanha, em três noites de amostragem foram capturados 31 morcegos de quatro espécies.

Segundo o professor Fernando Carvalho, apesar de que nos últimos anos desenvolvermos inúmeros estudos sobre a fauna de morcegos no sul de Santa Catarina, ainda temos uma grande lacuna no conhecimento sobre biologia e ecologia desse grupo na região. Além de preencher essa lacuna, esses trabalhos visam inserir os alunos no meio acadêmico e no desenvolvimento de pesquisas científicas, contribuindo assim como a formação de recursos humanos.

10 de outubro de 2016 às 14:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário