ForGrad Nacional 2014

Evento na Unesc reúne lideranças nacionais da Educação Superior

Evento na Unesc reúne lideranças nacionais da Educação Superior
ForGrad encerrou hoje, com a minuta da Carta Criciúma (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O Brasil é o quinto país em número de alunos na graduação, totalizando 7 milhões de pessoas. A afirmação é do presidente do ForGrad (Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação), Mauro Luiz Rabelo, da UnB (Universidade de Brasília), que tomou posse na noite de ontem (22/8), junto com o vice-presidente Lucídio Rocha Santos, da UFAM (Universidade Federal do Amazonas), durante o evento nacional realizado na Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma. Segundo Rabelo, os dados colocam o Brasil em um patamar de destaque e ressaltam a importância de se pensar na melhoria contínua e expansão do Ensino Superior no país, pontos abordados durante o ForGrad Nacional na Unesc. “Tudo começa pela graduação. É ela quem recebe os estudantes da Educação Básica, os acolhe e se torna responsável por eles. A partir dela é que estes estudantes têm acesso à pesquisa e à extensão universitária”, comenta.

Rabelo foi um dos mais de 200 representantes de 150 IES (Instituições de Ensino Superior) de 24 estados brasileiros que estiveram em Criciúma, de quarta-feira até hoje (20 a 23/8), para o ForGrad Nacional. Esta foi a primeira vez que o Sul do Estado recebeu o evento, e a Unesc é a única universidade não federal a possuir um pró-reitor de Ensino de Graduação entre os presidentes do Fórum – Robinalva Ferreira esteve no cargo até ontem, quando foi empossada a nova diretoria para um mandato de um ano.

Segundo Rabelo, o evento possibilitou uma reflexão sobre vários fatores do processo ensino e de avaliação dos cursos e sobre os pontos fortes e fracos do sistema de Ensino Superior entre as pessoas que tem a graduação como foco diário. A preparação para o próximo ForGrad Nacional, que ocorrerá em agosto de 2015 em Brasília, inicia em novembro de 2014, com um encontro regional do ForGrad, no Amazonas. Rabelo conta que a próxima edição do evento nacional terá como foco a interação entre o PNG (Plano Nacional de Graduação) e o PNE (Plano Nacional de Educação) e a formação de professores nos cursos de Licenciatura.

O encontro de pró-reitores de Graduação na Unesc também debateu a necessidade da criação de um sistema unificado na Educação Superior. A ex-presidente do ForGrad e pró-reitora da Universidade Federal de Pernambuco, Ana Maria Cabral, afirma que a unidade de ações entre as IES é importante para o trabalho na Educação Superior. “As instituições podem ter naturezas diferentes, serem federais, privadas ou comunitárias, mas precisam tomar decisões unificadas. O slogan do ForGrad é “Unidade na Diversidade”. E é justamente isso que queremos”, comenta. Segundo ela, o objetivo maior das instituições é formar profissionais com uma visão ampliada, não apenas voltada para o mercado de trabalho, mas para a sociedade. “Além da formação profissional, a preocupação é também em formar cidadãos, pessoas que tenham visão e possam contribuir com a sociedade”.

A temática do ForGrad Nacional em 2014 foi “10 anos do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) e do PNG (Plano Nacional de Graduação): Encontros e desencontros na qualificação da Educação Superior Brasileira”.

Programação do último dia

O último dia do ForGrad Nacional teve três momentos. O primeiro foi o painel “Avaliação de cursos, novo instrumento de avaliação institucional e a função da CPA (Comissão Própria de Avaliação) neste contexto”, com a participação da coordenadora geral do Controle de Qualidade da Educação Superior da Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas), Stela Maria Meneghel e da coordenadora de Avaliação da PUC-RS, Marion Creutzberg.

O segundo momento da manhã de sábado foi um relato de experiências da CPA, com o administrador do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina), Raphael Thiago Berba, o avaliador de cursos do Inep/MEC, Eduardo Aquino Hübler, sob a mediação do professor doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Leonardo Rodrigues Sampaio.

O terceiro momento foi um debate e a aprovação da minuta da Carta de Criciúma.

Carta de Criciúma

O ForGrad ocorre ao longo de 30 anos da seguinte forma: são realizados cinco fóruns regionais, nos quais são discutidas as temáticas definidas para o ano, e produzidas cartas contendo os principais pontos debatidos e proposições apontadas no decorrer do encontro. Essas cartas subsidiam a elaboração da carta nacional, que este ano foi a Carta de Criciúma, que será encaminhada e discutida com os setores ligados ao MEC (Ministério da Educação).

Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc e ex-presidente do ForGrad, Robinalva Ferreira, com o evento desta semana, o nome de Criciúma vai ficar marcado na história da Educação Superior do país, tanto por ter sido uma cidade fora das capitais a ter recebido o ForGrad, quanto por ter o nome relacionado à carta com proposições para a melhoria da Educação encaminhada ao MEC. “Recebemos pessoas de vários lugares que tiveram a oportunidade de conhecer mais tanto Criciúma quanto a nossa região. Os participantes do ForGrad ficaram encantados e muitos pretendem voltar. Para a Universidade, foi uma importante oportunidade. Os pró-reitores conheceram a estrutura e o trabalho desenvolvido pela Unesc. E isso já resultou no alinhavo de parcerias futuras”, revela.

Outro ponto observado por Robinalva foi o debate sobre a criação de um sistema unificado para as IES brasileiras, que permita ações e trabalho em conjunto. “A unificação do sistema dará força para a Educação Superior e permitirá ganho em qualidade”. Segundo ela, o evento desta semana permitiu uma ampliação nas relações entre ForGrad e CoGrad (Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior).

Ela explica que a Carta de Criciúma foi dividida em eixos temáticos, englobando as proposições acordadas entre os participantes do ForGrad. Maior visibilidade da CPA nas IES, valorização dos docentes, formação de professores para o Ensino Superior, ampliação do diálogo entre o ForGrad e as instâncias governamentais, atenção à Educação Básica, PNG e Enade foram alguns dos pontos abordados pela Carta.

Fonte: Secom

23 de agosto de 2014 às 14:05
Compartilhar Comente

Deixe um comentário